TELECONSUTORIA E VIDEOCONFERÊNCIA COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA AS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores

  • Eliane Maria Palhares Guimarães Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Solange Cervinho Bicalho Godoy Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Lenice Castro Mendes Vilela Professora da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerias
  • Jéssica Diniz Schettini Mafaldo Aluna de graduação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais e bolsista de extensão do projeto telenfermagem.

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v20i2.39120

Palavras-chave:

Telenfermagem, Telessaúde, Consulta remota, Segunda opinião.

Resumo

A Educação a Distância, através do uso das
Tecnologias de Informação e Comunicação superou os
limites para capacitação das Equipes de Saúde da Família
por meio da educação permanente. O estudo tem como
objetivo avaliar a relação existente entre as áreas temáticas
solicitadas nas teleconsultorias e os temas propostos para
as videoconferências realizadas no período de janeiro
de 2008 a dezembro de 2012. Trata-se de um estudo
exploratório, com abordagem qualitativa. Foram utilizados
dados secundários fornecidos pelo Núcleo de Telessaúde
de uma faculdade de Minas Gerais. Foi realizada a análise
dos registros de 495 teleconsultorias e 89 videoconferências.
O estudo permitiu concluir a aproximação das áreas
temáticas das dúvidas descritas nas teleconsultorias com
os temas propostos para as videoconferências, indicando
que os profissionais utilizam os recursos da Telessaúde para
discutirem dúvidas da realidade assistencial. Constata-se a
possibilidade de expansão do projeto, com ampliação de
suas ações.

Biografia do Autor

Eliane Maria Palhares Guimarães, Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora Associada da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Enfermagem Aplicada. Belo Horizonte-MG-Brasil.

Solange Cervinho Bicalho Godoy, Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais

Departamento de Enfermagem Básica

Lenice Castro Mendes Vilela, Professora da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerias

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora Associada da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento Materno Infantil e de Saúde Pública. Belo Horizonte-MG-Brasil.

Como Citar

Guimarães, E. M. P., Godoy, S. C. B., Vilela, L. C. M., & Mafaldo, J. D. S. (2015). TELECONSUTORIA E VIDEOCONFERÊNCIA COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA AS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA. Cogitare Enfermagem, 20(2). https://doi.org/10.5380/ce.v20i2.39120

Edição

Seção

Artigo Original