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TELECONSUTORIA E VIDEOCONFERÊNCIA COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA AS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Eliane Maria Palhares Guimarães, Solange Cervinho Bicalho Godoy, Lenice Castro Mendes Vilela, Jéssica Diniz Schettini Mafaldo

Resumo


A Educação a Distância, através do uso das
Tecnologias de Informação e Comunicação superou os
limites para capacitação das Equipes de Saúde da Família
por meio da educação permanente. O estudo tem como
objetivo avaliar a relação existente entre as áreas temáticas
solicitadas nas teleconsultorias e os temas propostos para
as videoconferências realizadas no período de janeiro
de 2008 a dezembro de 2012. Trata-se de um estudo
exploratório, com abordagem qualitativa. Foram utilizados
dados secundários fornecidos pelo Núcleo de Telessaúde
de uma faculdade de Minas Gerais. Foi realizada a análise
dos registros de 495 teleconsultorias e 89 videoconferências.
O estudo permitiu concluir a aproximação das áreas
temáticas das dúvidas descritas nas teleconsultorias com
os temas propostos para as videoconferências, indicando
que os profissionais utilizam os recursos da Telessaúde para
discutirem dúvidas da realidade assistencial. Constata-se a
possibilidade de expansão do projeto, com ampliação de
suas ações.


Palavras-chave


Telenfermagem; Telessaúde; Consulta remota; Segunda opinião.

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