PORTFÓLIO NA AVALIAÇÃO DO ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO

Autores

  • Mariely Carmelina Bernardi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marta Lenise do Prado Universidade Federal de Santa Catarina
  • Silvana Silveira Kempfer Universidade Federal de Santa Catarina
  • Kátia Regina Barros Ribeiro Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Saionara Nunes de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v20i1.38199

Palavras-chave:

Educação superior, Avaliação educacional, Bibliometria.

Resumo

Estudo bibliométrico com objetivo de caracterizar as publicações nacionais e internacionais sobre a
utilização do portfólio na avaliação do estudante de graduação na área da saúde. Foram selecionados resumos de
artigos em português, inglês e espanhol, sem uso de filtro para o ano, de quatro bases de dados e uma biblioteca
virtual, em junho e julho de 2013. Como resultado, 167 artigos foram capturados, de 1992 e 2013, a maioria em
inglês, oriundos de pesquisas originais, dos Estados Unidos, disponíveis na base de dados Medical Literature Analysis
and Retrieval System Onlinee no periódico Nurse Education Today. A utilização do portfólio mostra-se como
tema atual, que está sendo trabalhado de maneira contínua e crescente em diversos países e por pesquisadores
de distintas categorias profissionais, fato relevante à transformação da educação na área da saúde e enfermagem.

Biografia do Autor

Mariely Carmelina Bernardi, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil. Bolsista CAPES Pró-ensino na Saúde.

Marta Lenise do Prado, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

Silvana Silveira Kempfer, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Pós-Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil. Bolsista CAPES.

Kátia Regina Barros Ribeiro, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina na modalidade Doutorado Interinstitucional, Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Florianópolis-SC, Brasil.

Saionara Nunes de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Professora Substituta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis-SC, Brasil.

Publicado

31-03-2015

Como Citar

Bernardi, M. C., Prado, M. L. do, Kempfer, S. S., Ribeiro, K. R. B., & Oliveira, S. N. de. (2015). PORTFÓLIO NA AVALIAÇÃO DO ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO. Cogitare Enfermagem, 20(1). https://doi.org/10.5380/ce.v20i1.38199

Edição

Seção

Artigo Original