CONTEXTO ESCOLAR E SINTOMAS DE TRATO URINÁRIO INFERIOR: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores

  • Bruna Marcela de Lima Souza Universidade de Brasília Faculdade de Ciências da Saúde Departamento de Enfermagem
  • Cristiane Feitosa Salviano Universidade de Brasília Faculdade de Ciências da Saúde Departamento de Enfermagem
  • Gisele Martins Universidade de Brasília Faculdade de Ciências da Saúde Departamento de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v20i1.37477

Palavras-chave:

Enfermagem pediátrica, Saúde escolar, Micção.

Resumo

Trata-se de uma revisão integrativa com o objetivo de identificar fatores associados à ocorrência
de sintomas de trato urinário inferior em crianças no contexto escolar. A busca foi realizada em novembro
de 2013, nas bases de dados: Medical Literature Analysis and Retrievel System Online, Cumulative Index to
Nursing and Allied Health Literature e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, sem
emprego de limite temporal. A amostra foi composta por 12 artigos. A maioria dos estudos abordou medidas
de prevalência segundo sexo, faixa etária e sintoma investigado. Também foram identificadas três categorias
temáticas: fatores associados aos sintomas urinários, condições para uso do toalete na escola, e percepção de
professores e enfermeiros escolares quanto a padrões de eliminação infantil. A literatura aponta a influência do
contexto escolar no comportamento miccional da criança, sendo o enfermeiro escolar citado como um agente
estratégico na promoção de hábitos miccionais saudáveis na infância.

Biografia do Autor

Bruna Marcela de Lima Souza, Universidade de Brasília Faculdade de Ciências da Saúde Departamento de Enfermagem

Academica de Enfermagem, Bolsista de Iniciação Científica, Departamento de Enfermagem da Universidade de Brasília (UnB).

Cristiane Feitosa Salviano, Universidade de Brasília Faculdade de Ciências da Saúde Departamento de Enfermagem

Enfermeira, Mestranda em Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf/UnB), Departamento de Enfermagem da Universidade de Brasília (UnB).

Gisele Martins, Universidade de Brasília Faculdade de Ciências da Saúde Departamento de Enfermagem

Doutora e Pós-doutora

Professor Adjunto & Pesquisadora em Urologia Pediátrica, afiliada à Society of Pediatric Urology

Departamento de Enfermagem/Universidade de Brasília

 

Publicado

31-03-2015

Como Citar

Souza, B. M. de L., Salviano, C. F., & Martins, G. (2015). CONTEXTO ESCOLAR E SINTOMAS DE TRATO URINÁRIO INFERIOR: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. Cogitare Enfermagem, 20(1). https://doi.org/10.5380/ce.v20i1.37477

Edição

Seção

Revisão