PRÁTICA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PERCEBIDA POR ESCOLARES

Autores

  • Cícero Tavares Leite
  • Roberta Peixoto Vieira
  • Caroline Antero Machado
  • Glauberto da Silva Quirino
  • Maria de Fátima Antero Sousa Machado

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v19i1.35925

Palavras-chave:

Adolescente, Educação em saúde, Educação primária e secundária, Promoção da saúde.

Resumo

Estudo quantitativo realizado com 571 estudantes, de 14 a 19 anos de idade, do Ensino Médio de três escolas públicas
com o objetivo de descrever percepções de escolares sobre a prática de educação em saúde na escola. A coleta ocorreu após o
aceite dos adolescentes e responsáveis legais, de fevereiro a março de 2012, através de questionários com perguntas objetivas,
organizados no software Statistical Package for Social Sciences 18.0, com apresentação descritiva, frequencial e em tabelas. Os
resultados apontaram que 59% reconheceram a existência de momentos educativos em saúde, abordando a sexualidade (61,5%),
álcool e drogas (59,6%). Para 43% não houve escuta qualificada antes das atividades, 66% não reconheceram a participação
da Estratégia Saúde da Família e para 56% as intervenções pedagógicas foram avaliadas como insatisfatórias. Conclui-se
que a Estratégia Saúde da Família deve atuar junto aos adolescentes para o fortalecimento de vínculos com este público.

Publicado

2014-03-31

Como Citar

Leite, C. T., Vieira, R. P., Machado, C. A., Quirino, G. da S., & Machado, M. de F. A. S. (2014). PRÁTICA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PERCEBIDA POR ESCOLARES. Cogitare Enfermagem, 19(1). https://doi.org/10.5380/ce.v19i1.35925

Edição

Seção

Artigo Original