SITUAÇÃO DO ENSINO DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM, FISIOTERAPIA E MEDICINA

Autores

  • Léia Fortes Salles Pós - doutoranda da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo
  • Rafael Fernandes Bel Homo
  • Maria Júlia Paes da Silva Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v19i4.35140

Palavras-chave:

Terapias complementares, Ensino, Enfermagem, Medicina, Fisioterapia.

Resumo

O objetivo foi analisar a situação do ensino das Práticas Integrativas e Complementares em faculdades
de Enfermagem, Medicina e Fisioterapia no Brasil. A amostra foi constituída de faculdades públicas e a busca de
dados ocorreu nos sites das instituições investigadas entre maio de 2012 a março de 2013. Das 209 instituições
públicas de ensino superior, somente 43 (32,3%) oferecem disciplinas relacionadas com o tema. Dentre os três
cursos, as escolas de Enfermagem oferecem mais disciplinas, seguidas pela Medicina e Fisioterapia; 26,4%,
17,5% e 14,6%, respectivamente. A média da carga horária é de 46 horas e a maioria delas são oferecidas de
forma optativa, ficando boa parte dos profissionais de saúde sem nenhuma aproximação acadêmica com esses
saberes. As instituições de ensino, que formam profissionais para o mercado de trabalho e para o Sistema Único
de Saúde, precisam rever as grades curriculares.

Biografia do Autor

Léia Fortes Salles, Pós - doutoranda da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

Enfermeira. Área: Terapias Integrativas e Complementares, especialista em Medicina Integrativa, Teraoia Floral e Irisdiagnose.

Rafael Fernandes Bel Homo

Enfermeiro pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Especialista em Auditoria em Enfermagem.

Maria Júlia Paes da Silva, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Enfermeira. Professora Titular do Departamento Médico-cirúrgico da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Publicado

2014-12-19

Como Citar

Salles, L. F., Bel Homo, R. F., & Paes da Silva, M. J. (2014). SITUAÇÃO DO ENSINO DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM, FISIOTERAPIA E MEDICINA. Cogitare Enfermagem, 19(4). https://doi.org/10.5380/ce.v19i4.35140

Edição

Seção

Artigo Original