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ENSINO DA AIDS NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DE ENFERMAGEM E SUA RELAÇÃO COM A COMPLEXIDADE

Simone de Oliveira Camillo, Fabiana Tavolaro Maiorino, Ana Lúcia da Silva

Resumo


Estudo cujo objetivo foi investigar a percepção dos docentes de Enfermagem sobre a sua prática pedagógica
em HIV/Aids, tendo como referencial teórico o Pensamento Complexo. Trata-se de pesquisa qualitativa com treze docentes
graduados em Enfermagem, entre janeiro e julho de 2010, pertencentes a sete Instituições de Ensino Superior de São Paulo.
O estudo obedeceu aos princípios éticos e a coleta de dados se deu por meio da Entrevista em Profundidade. Os resultados
foram trabalhados pela análise de conteúdo. As categorias evidenciaram que o processo de ensino em HIV/Aids, com base
no modelo biomédico, não restringiu o ensino da ética e da cidadania, do estímulo à curiosidade e da criatividade, muito
menos, da compreensão do humano com HIV/Aids como um ser complexo, por parte dos docentes. Este estudo mostra
a importância da valorização do ensino em relação ao tema HIV/Aids pautado na condição e na solidariedade humana.


Palavras-chave


Educação em enferEducação em enfermagem; Filosofia em enfermagem; Educação superior; Conhecimento; Síndrome de imunodeficiência adquirida.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v19i3.34945