ENSINO DA AIDS NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DE ENFERMAGEM E SUA RELAÇÃO COM A COMPLEXIDADE

Autores

  • Simone de Oliveira Camillo Faculdade de Medicina da Fundação ABC
  • Fabiana Tavolaro Maiorino Universidade de São Paulo-USP
  • Ana Lúcia da Silva Coordenadoria de Controle das Doenças da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v19i3.34945

Palavras-chave:

Educação em enferEducação em enfermagem, Filosofia em enfermagem, Educação superior, Conhecimento, Síndrome de imunodeficiência adquirida.

Resumo

Estudo cujo objetivo foi investigar a percepção dos docentes de Enfermagem sobre a sua prática pedagógica
em HIV/Aids, tendo como referencial teórico o Pensamento Complexo. Trata-se de pesquisa qualitativa com treze docentes
graduados em Enfermagem, entre janeiro e julho de 2010, pertencentes a sete Instituições de Ensino Superior de São Paulo.
O estudo obedeceu aos princípios éticos e a coleta de dados se deu por meio da Entrevista em Profundidade. Os resultados
foram trabalhados pela análise de conteúdo. As categorias evidenciaram que o processo de ensino em HIV/Aids, com base
no modelo biomédico, não restringiu o ensino da ética e da cidadania, do estímulo à curiosidade e da criatividade, muito
menos, da compreensão do humano com HIV/Aids como um ser complexo, por parte dos docentes. Este estudo mostra
a importância da valorização do ensino em relação ao tema HIV/Aids pautado na condição e na solidariedade humana.

Biografia do Autor

Simone de Oliveira Camillo, Faculdade de Medicina da Fundação ABC

Enfermeira. Doutora em Ciências pelo - Programa de Pós-Graduação em Infecções e Saúde Pública da Coordenação dos Institutos de Pesquisa-Secretaria de Estado de Saúde. Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC, Santo André - São Paulo.

Fabiana Tavolaro Maiorino, Universidade de São Paulo-USP

Psicóloga. Mestre em Comunicação e Semiótica- Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Doutoranda em Filosofia da Educação pela Universidade São Paulo (USP). Professora de Ética do Curso de Psicologia da Universidade Paulista de São Paulo, São Paulo-São Paulo.

Ana Lúcia da Silva, Coordenadoria de Controle das Doenças da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente-Orientador no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Coordenadoria de Controle das Doenças da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Publicado

29-09-2014

Como Citar

Camillo, S. de O., Maiorino, F. T., & da Silva, A. L. (2014). ENSINO DA AIDS NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DE ENFERMAGEM E SUA RELAÇÃO COM A COMPLEXIDADE. Cogitare Enfermagem, 19(3). https://doi.org/10.5380/ce.v19i3.34945

Edição

Seção

Artigo Original