HOTELARIA HOSPITALAR - NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM AO CLIENTE

Autores

  • Janice Gulin Barbosa
  • Patrícia Leite de Meira
  • Ana Maria Dyniewicz

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v18i3.33576

Palavras-chave:

Serviços hospitalares, Humanização da assistência, Pessoal de saúde.

Resumo

A atividade de hotelaria representa parte da ação curativa ou de reabilitação de pacientes. Tal é sua importância que
serviços formais desta natureza passaram a fazer parte de organograma em setores públicos ou privados. O desafio dos gestores é
romper o paradigma de bom atendimento ao paciente, dentro da estrutura disponível do hospital, para a vantagem competitiva de
oferecer serviços de apoio e específicos que promovam conforto, segurança e acolhimento no período de internação. O objetivo deste
artigo é relatar a experiência do Serviço de Hotelaria Hospitalar de um hospital público infantil que passa por este momento de transição.
Descreve-se como está estruturado hierarquicamente o Serviço e as atribuições da gestora nas dimensões gerencial; supervisão
e assessoria e educacional. Conclui-se que é um Serviço paulatinamente valorizado, adaptando-se os pressupostos da hotelaria
clássica, sensibilizando as equipes de saúde aos seus propósitos e atendendo às necessidades de clientela cada vez mais exigente.

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Publicado

26-09-2013

Como Citar

Barbosa, J. G., Meira, P. L. de, & Dyniewicz, A. M. (2013). HOTELARIA HOSPITALAR - NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM AO CLIENTE. Cogitare Enfermagem, 18(3). https://doi.org/10.5380/ce.v18i3.33576

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA