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HOTELARIA HOSPITALAR - NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM AO CLIENTE

Janice Gulin Barbosa, Patrícia Leite de Meira, Ana Maria Dyniewicz

Resumo


A atividade de hotelaria representa parte da ação curativa ou de reabilitação de pacientes. Tal é sua importância que
serviços formais desta natureza passaram a fazer parte de organograma em setores públicos ou privados. O desafio dos gestores é
romper o paradigma de bom atendimento ao paciente, dentro da estrutura disponível do hospital, para a vantagem competitiva de
oferecer serviços de apoio e específicos que promovam conforto, segurança e acolhimento no período de internação. O objetivo deste
artigo é relatar a experiência do Serviço de Hotelaria Hospitalar de um hospital público infantil que passa por este momento de transição.
Descreve-se como está estruturado hierarquicamente o Serviço e as atribuições da gestora nas dimensões gerencial; supervisão
e assessoria e educacional. Conclui-se que é um Serviço paulatinamente valorizado, adaptando-se os pressupostos da hotelaria
clássica, sensibilizando as equipes de saúde aos seus propósitos e atendendo às necessidades de clientela cada vez mais exigente.


Palavras-chave


Serviços hospitalares; Humanização da assistência; Pessoal de saúde.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v18i3.33576