PERCEPÇÃO DE ACOMPANHANTES SOBRE A CRIANÇA INTUBADA EM UTI PEDIÁTRICA

Autores

  • Juliane Gequelin
  • Krícia Frogeri Fernandes
  • Giordano Pedro Oliveira
  • Ana Maria Dyniewicz Universidade Federal do Paraná - Curitiba, PR

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v19i3.33434

Palavras-chave:

Criança, Pediatria, Intubação.

Resumo

A intubação traz significados para acompanhantes em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, pois
ocasiona alteração da imagem corporal da criança, interfere na comunicação, sugestionando gravidade no quadro
clínico. O objetivo foi analisar a percepção do acompanhante sobre a criança intubada, entre julho e outubro
de 2011, em um hospital de Campo Largo/Paraná-Brasil. Foi realizada pesquisa de abordagem qualitativa, por
meio de entrevista semiestruturadas, com oito acompanhantes. As categorias, a partir da análise de conteúdo,
foram: Impacto com a gravidade da doença e a intubação; A intubação como canal de vida e Atitudes e
comportamentos do acompanhante. Conclui-se que a intubação é percebida inicialmente como momento de
comoção e abalo com o ambiente e recursos da unidade. Alguns acompanhantes transpõem para si possíveis
sensações da criança. Também, é entendida como meio de sobrevivência e os acompanhantes desenvolvem
estratégias de enfrentamento, mostrando-se resilientes e encarando como aprendizagem para vida.

Biografia do Autor

Ana Maria Dyniewicz, Universidade Federal do Paraná - Curitiba, PR

Setor de Ciências da Saúde. Departamento de Enfermagem. Curitiba, Paraná, Brasil.

Publicado

2014-09-28

Como Citar

Gequelin, J., Fernandes, K. F., Oliveira, G. P., & Dyniewicz, A. M. (2014). PERCEPÇÃO DE ACOMPANHANTES SOBRE A CRIANÇA INTUBADA EM UTI PEDIÁTRICA. Cogitare Enfermagem, 19(3). https://doi.org/10.5380/ce.v19i3.33434

Edição

Seção

Artigo Original