ENSINO DE ENFERMAGEM: QUEM DISCUTE E O QUE É DISCUTIDO?

Eduardo Borba Neves, Mariana Mendonça Zanin, Robson Douglas de Oliveira, Érica de Oliveira Borba, Luiz Alberto Gasparin, Vera Lucia Manica

Resumo


O presente trabalho teve por objetivo descrever de que forma o Ensino de Enfermagem vem sendo discutido e o perfil dos autores que discutem esse tema. A pesquisa de revisão sistemática foi operacionalizada por meio da busca eletrônica de artigos indexados na base de dados SciELO, por meio do descritor “Ensino de Enfermagem”, em “Assunto”, no dia 15 de abril de 2010. Foram analisados todos os artigos encontrados, perfazendo um universo de 11 trabalhos. Os resultados sugerem que a pesquisa científica na área do Ensino de Enfermagem ainda é pouco desenvolvida e que os autores dos artigos analisados possuem formação acadêmica adequada à reflexão neste tema. O principal foco dos estudos são as mudanças sofridas ou, em alguns estudos, a necessidade de mudanças no Ensino de Enfermagem para atender ao contexto econômico, político e social e as evoluções das políticas públicas de saúde ao longo do tempo.

Palavras-chave


Ensino de enfermagem; Educação; Saúde.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v16i2.21822 ';





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