ENSINO DE ENFERMAGEM: QUEM DISCUTE E O QUE É DISCUTIDO?

Autores

  • Eduardo Borba Neves Centro Universitário Campos de Andrade
  • Mariana Mendonça Zanin Centro Universitário Campos de Andrade
  • Robson Douglas de Oliveira Centro Universitário Campos de Andrade
  • Érica de Oliveira Borba Hospital Geral de Curitiba
  • Luiz Alberto Gasparin Centro Universitário Campos de Andrade
  • Vera Lucia Manica Centro Universitário Campos de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v16i2.21822

Palavras-chave:

Ensino de enfermagem, Educação, Saúde.

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo descrever de que forma o Ensino de Enfermagem vem sendo discutido e o perfil dos autores que discutem esse tema. A pesquisa de revisão sistemática foi operacionalizada por meio da busca eletrônica de artigos indexados na base de dados SciELO, por meio do descritor “Ensino de Enfermagem”, em “Assunto”, no dia 15 de abril de 2010. Foram analisados todos os artigos encontrados, perfazendo um universo de 11 trabalhos. Os resultados sugerem que a pesquisa científica na área do Ensino de Enfermagem ainda é pouco desenvolvida e que os autores dos artigos analisados possuem formação acadêmica adequada à reflexão neste tema. O principal foco dos estudos são as mudanças sofridas ou, em alguns estudos, a necessidade de mudanças no Ensino de Enfermagem para atender ao contexto econômico, político e social e as evoluções das políticas públicas de saúde ao longo do tempo.

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Publicado

2011-06-30

Como Citar

Neves, E. B., Zanin, M. M., Oliveira, R. D. de, Borba, Érica de O., Gasparin, L. A., & Manica, V. L. (2011). ENSINO DE ENFERMAGEM: QUEM DISCUTE E O QUE É DISCUTIDO?. Cogitare Enfermagem, 16(2). https://doi.org/10.5380/ce.v16i2.21822

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