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METODOLOGIAS ATIVAS: UMA INOVAÇÃO NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS PARA O CUIDADO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM

Luciara Fabiane Sebold, Fernanda Espíndola Martins, Rosiane da Rosa, Telma Elisa Carraro, Jussara Gue Martini, Silvana Silveira Kempfer

Resumo


Relato de experiência de discentes e docentes no desenvolvimento da Disciplina de Fundamentos para o Cuidado Profissional, da terceira fase do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Participaram 36 acadêmicos e 10 professoras. Foram utilizadas Metodologias Ativas, aplicadas em diferentes cenários de ensino-aprendizagem. Os participantes foram divididos aleatoriamente em três grupos compostos por acadêmicos, um tutor e dois facilitadores. Cada grupo coletou dados em clínicas de internação do Hospital Universitário e elaborou um estudo de caso; em seguida, foram elaboradas questões de aprendizagem. Durante o processo, o educando foi estimulado a responder, com discussão teórico-prática coletiva, o que permitiu a ele transformar a realidade, e a participar ativamente na busca pelo conhecimento. Esta foi uma importante experiência, por ser uma forma diferenciada de ensinar-aprender que envolveu tanto os docentes quanto os discentes.

Palavras-chave


Educação; Cuidados de enfermagem; Aprendizagem

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v15i4.20381