METODOLOGIAS ATIVAS: UMA INOVAÇÃO NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS PARA O CUIDADO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM

Autores

  • Luciara Fabiane Sebold
  • Fernanda Espíndola Martins
  • Rosiane da Rosa
  • Telma Elisa Carraro
  • Jussara Gue Martini
  • Silvana Silveira Kempfer

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v15i4.20381

Palavras-chave:

Educação, Cuidados de enfermagem, Aprendizagem

Resumo

Relato de experiência de discentes e docentes no desenvolvimento da Disciplina de Fundamentos para o Cuidado Profissional, da terceira fase do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Participaram 36 acadêmicos e 10 professoras. Foram utilizadas Metodologias Ativas, aplicadas em diferentes cenários de ensino-aprendizagem. Os participantes foram divididos aleatoriamente em três grupos compostos por acadêmicos, um tutor e dois facilitadores. Cada grupo coletou dados em clínicas de internação do Hospital Universitário e elaborou um estudo de caso; em seguida, foram elaboradas questões de aprendizagem. Durante o processo, o educando foi estimulado a responder, com discussão teórico-prática coletiva, o que permitiu a ele transformar a realidade, e a participar ativamente na busca pelo conhecimento. Esta foi uma importante experiência, por ser uma forma diferenciada de ensinar-aprender que envolveu tanto os docentes quanto os discentes.

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Publicado

2010-12-24

Como Citar

Sebold, L. F., Martins, F. E., da Rosa, R., Carraro, T. E., Martini, J. G., & Kempfer, S. S. (2010). METODOLOGIAS ATIVAS: UMA INOVAÇÃO NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS PARA O CUIDADO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM. Cogitare Enfermagem, 15(4). https://doi.org/10.5380/ce.v15i4.20381

Edição

Seção

Relato de Experiência/ Caso