A EDUCAÇÃO NO DISCURSO DE UMA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores

  • Marina da Silva Sanes
  • Tatiane Alonso Arrieche
  • Maria Elizabeth Carvalho Cestari

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v15i3.18891

Palavras-chave:

Educação, Saúde da família, Recursos humanos em saúde

Resumo

Este estudo, de abordagem qualitativa e de tipo descritivo, teve por objetivo identificar o discurso referente à educação no ambiente de trabalho, expresso por membros de uma equipe multiprofissional da Saúde da Família no Município de Rio Grande, Estado do Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu de março a junho de 2009, com a utilização de entrevistas não estruturadas a nove profissionais. O corpus do trabalho foi analisado conforme a análise de discurso, utilizando-se a paráfrase e a polissemia como dispositivos analíticos. Identifica-se no discurso predomínio da concepção de educação tradicional, considerando que os profissionais referiram-na como um ato pontual, exterior e de cunho individual; entende-se a educação como construída entre os sujeitos. A análise permitiu a identificação dos discursos presentes na equipe e possibilitou sua compreensão numa estrutura maior de sentidos, instituídos pela educação em geral, e utilizados na formação de profissionais da saúde.

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Publicado

30-09-2010

Como Citar

Sanes, M. da S., Arrieche, T. A., & Cestari, M. E. C. (2010). A EDUCAÇÃO NO DISCURSO DE UMA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA. Cogitare Enfermagem, 15(3). https://doi.org/10.5380/ce.v15i3.18891

Edição

Seção

Artigo Original