POTENCIALIDADES DA PROBLEMATIZAÇÃO FREIREANA NO ENSINO DE “DIDÁTICA EM ENFERMAGEM”

Autores

  • Rodrigo Otávio Moretti-Pires
  • Any Karoline Bezerra de Alencar
  • Elusa Rafaela Hentges Campos
  • Hadelândia Milon de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v15i2.17866

Palavras-chave:

Educação Superior, Modelos educacionais, Estudantes de enfermagem, Higher education, Educational models, Nursing students, Educación Superior, Modelos educacionales, Estudiantes de enfermería

Resumo

A implicação do modelo pedagógico na postura dos futuros profissionais é defendida pela literatura. Esteestudo teve por objetivo investigar a percepção dos acadêmicos de Enfermagem sobre a utilização de problematizaçãofundamentada nos pressupostos freireanos em uma disciplina de didática. Consiste em pesquisa qualitativa, com dadostratados na perspectiva hermenêutica dialética, oriundos de análise documental dos relatórios produzidos por trinta equatro alunos de uma Universidade Federal da Região Norte do Brasil, no primeiro semestre de 2009. Os conhecimentosteóricos, a partir do empírico, permitiram a abertura do diálogo, a aproximação da vida dos usuários e autopercepção dosacadêmicos como atores sociais. Concluimos que a problematização do ensino de didática em Enfermagem apresentapotencialidades para uma educação humanizante.

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Publicado

30-06-2010

Como Citar

Moretti-Pires, R. O., de Alencar, A. K. B., Campos, E. R. H., & de Oliveira, H. M. (2010). POTENCIALIDADES DA PROBLEMATIZAÇÃO FREIREANA NO ENSINO DE “DIDÁTICA EM ENFERMAGEM”. Cogitare Enfermagem, 15(2). https://doi.org/10.5380/ce.v15i2.17866

Edição

Seção

Artigo Original