INTEGRAÇÃO DOCENTE-ASSISTENCIAL SOB A ÓTICA DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Autores

  • Joselany Áfio Caetano
  • Rita de Cássia Moura Diniz
  • Enedina Soares

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v14i4.16376

Palavras-chave:

Serviço de integração docente-assistencial, Educação superior, Serviços de saúde para estudantes, Teaching-care integration services, Education, higher, Student health services, Servicios de integración docente-asistencial, Educación superior, Servicios d

Resumo

Objetivou-se neste estudo investigar a integração docente-assistencial, sob a visão dos profissionais de saúde,
nas instituições de saúde onde são desenvolvidos estágios curriculares dos cursos de graduação da área da saúde de uma
universidade particular, no município de Fortaleza-CE. Foram entrevistados 20 profissionais de saúde. Das entrevistas
emergiram quatro categorias de análise temática: integração docente-assistencial; contribuição do profissional de saúde no
processo ensino-aprendizagem dos alunos; atividades desenvolvidas pelos docentes dentro da instituição e estratégias para fortalecer a parceria com o serviço. Os resultados denotam ser a relação dos profissionais de saúde com os docentes bastante
positiva e suas contribuições estão relacionadas com a disposição em favorecer o campo de prática docente/discente. Como
a integração docente assistencial envolve questões estruturais e conjunturais muito mais complexas, são necessários momentos
de reflexão sobre como articular esses dois contextos aparentemente desconectados – universidade e serviços.

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Publicado

14-12-2009

Como Citar

Caetano, J. Áfio, Diniz, R. de C. M., & Soares, E. (2009). INTEGRAÇÃO DOCENTE-ASSISTENCIAL SOB A ÓTICA DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE. Cogitare Enfermagem, 14(4). https://doi.org/10.5380/ce.v14i4.16376

Edição

Seção

Artigo Original