INTEGRAÇÃO DOCENTE-ASSISTENCIAL SOB A ÓTICA DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE
Resumo
Objetivou-se neste estudo investigar a integração docente-assistencial, sob a visão dos profissionais de saúde,
nas instituições de saúde onde são desenvolvidos estágios curriculares dos cursos de graduação da área da saúde de uma
universidade particular, no município de Fortaleza-CE. Foram entrevistados 20 profissionais de saúde. Das entrevistas
emergiram quatro categorias de análise temática: integração docente-assistencial; contribuição do profissional de saúde no
processo ensino-aprendizagem dos alunos; atividades desenvolvidas pelos docentes dentro da instituição e estratégias para fortalecer a parceria com o serviço. Os resultados denotam ser a relação dos profissionais de saúde com os docentes bastante
positiva e suas contribuições estão relacionadas com a disposição em favorecer o campo de prática docente/discente. Como
a integração docente assistencial envolve questões estruturais e conjunturais muito mais complexas, são necessários momentos
de reflexão sobre como articular esses dois contextos aparentemente desconectados – universidade e serviços.
nas instituições de saúde onde são desenvolvidos estágios curriculares dos cursos de graduação da área da saúde de uma
universidade particular, no município de Fortaleza-CE. Foram entrevistados 20 profissionais de saúde. Das entrevistas
emergiram quatro categorias de análise temática: integração docente-assistencial; contribuição do profissional de saúde no
processo ensino-aprendizagem dos alunos; atividades desenvolvidas pelos docentes dentro da instituição e estratégias para fortalecer a parceria com o serviço. Os resultados denotam ser a relação dos profissionais de saúde com os docentes bastante
positiva e suas contribuições estão relacionadas com a disposição em favorecer o campo de prática docente/discente. Como
a integração docente assistencial envolve questões estruturais e conjunturais muito mais complexas, são necessários momentos
de reflexão sobre como articular esses dois contextos aparentemente desconectados – universidade e serviços.
Palavras-chave
Serviço de integração docente-assistencial; Educação superior; Serviços de saúde para estudantes; Teaching-care integration services; Education, higher; Student health services; Servicios de integración docente-asistencial; Educación superior; Servicios d