O ENSINO DA ÉTICA E DA BIOÉTICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO FRENTE ÀS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
Resumo
Reflexão teórica do ensino da ética/bioética na graduação em enfermagem no Brasil, caracterizada por visão
deontológica. O objetivo é refletir sobre o ensino da ética/bioética e as Diretrizes Curriculares Nacionais em Enfermagem. Foi feito
estudo bibliográfico na Biblioteca Virtual em Saúde e outros referenciais sobre o tema em questão. Os resultados encontrados
apresentam-se como desafio aos processos de formação em enfermagem e pauta de reflexão/ação do ensino da ética na
enfermagem: formação/capacitação docente na área; transversalidade da ética no Projeto Pedagógico do Curso; definição do
marco teórico-conceitual, com base no saber interdisciplinar; articulação dos conteúdos disciplinares da enfermagem com os
problemas práticos; adoção de métodos/estratégias de ensino problematizadoras e participação ativa dos atores no processo de
formação. Pensar a prática docente voltada à incorporação dos saberes da ética/bioética frente às diretrizes demanda romper as
concepções tradicionais da ética ao campo normativo da moral humana e capacitar os professores nesse campo.
deontológica. O objetivo é refletir sobre o ensino da ética/bioética e as Diretrizes Curriculares Nacionais em Enfermagem. Foi feito
estudo bibliográfico na Biblioteca Virtual em Saúde e outros referenciais sobre o tema em questão. Os resultados encontrados
apresentam-se como desafio aos processos de formação em enfermagem e pauta de reflexão/ação do ensino da ética na
enfermagem: formação/capacitação docente na área; transversalidade da ética no Projeto Pedagógico do Curso; definição do
marco teórico-conceitual, com base no saber interdisciplinar; articulação dos conteúdos disciplinares da enfermagem com os
problemas práticos; adoção de métodos/estratégias de ensino problematizadoras e participação ativa dos atores no processo de
formação. Pensar a prática docente voltada à incorporação dos saberes da ética/bioética frente às diretrizes demanda romper as
concepções tradicionais da ética ao campo normativo da moral humana e capacitar os professores nesse campo.
Palavras-chave
Ética; Bioética; Currículo; Educação em enfermagem; Ethics; Bioethics; Curriculum; Education, nursing; Ética; Bioética; Currículo; Educación en enfermería
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v14i3.16190