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O ENSINO DA ÉTICA E DA BIOÉTICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO FRENTE ÀS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS

Janieiry Lima de Araújo, Maria Salete Bessa Jorge, Consuelo Helena Aires de Freitas, Thereza Maria Magalhães Moreira

Resumo


Reflexão teórica do ensino da ética/bioética na graduação em enfermagem no Brasil, caracterizada por visão
deontológica. O objetivo é refletir sobre o ensino da ética/bioética e as Diretrizes Curriculares Nacionais em Enfermagem. Foi feito
estudo bibliográfico na Biblioteca Virtual em Saúde e outros referenciais sobre o tema em questão. Os resultados encontrados
apresentam-se como desafio aos processos de formação em enfermagem e pauta de reflexão/ação do ensino da ética na
enfermagem: formação/capacitação docente na área; transversalidade da ética no Projeto Pedagógico do Curso; definição do
marco teórico-conceitual, com base no saber interdisciplinar; articulação dos conteúdos disciplinares da enfermagem com os
problemas práticos; adoção de métodos/estratégias de ensino problematizadoras e participação ativa dos atores no processo de
formação. Pensar a prática docente voltada à incorporação dos saberes da ética/bioética frente às diretrizes demanda romper as
concepções tradicionais da ética ao campo normativo da moral humana e capacitar os professores nesse campo.

Palavras-chave


Ética; Bioética; Currículo; Educação em enfermagem; Ethics; Bioethics; Curriculum; Education, nursing; Ética; Bioética; Currículo; Educación en enfermería

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v14i3.16190