O ENSINO DA ÉTICA E DA BIOÉTICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO FRENTE ÀS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS

Autores

  • Janieiry Lima de Araújo
  • Maria Salete Bessa Jorge
  • Consuelo Helena Aires de Freitas
  • Thereza Maria Magalhães Moreira

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v14i3.16190

Palavras-chave:

Ética, Bioética, Currículo, Educação em enfermagem, Ethics, Bioethics, Curriculum, Education, nursing, Educación en enfermería

Resumo

Reflexão teórica do ensino da ética/bioética na graduação em enfermagem no Brasil, caracterizada por visão
deontológica. O objetivo é refletir sobre o ensino da ética/bioética e as Diretrizes Curriculares Nacionais em Enfermagem. Foi feito
estudo bibliográfico na Biblioteca Virtual em Saúde e outros referenciais sobre o tema em questão. Os resultados encontrados
apresentam-se como desafio aos processos de formação em enfermagem e pauta de reflexão/ação do ensino da ética na
enfermagem: formação/capacitação docente na área; transversalidade da ética no Projeto Pedagógico do Curso; definição do
marco teórico-conceitual, com base no saber interdisciplinar; articulação dos conteúdos disciplinares da enfermagem com os
problemas práticos; adoção de métodos/estratégias de ensino problematizadoras e participação ativa dos atores no processo de
formação. Pensar a prática docente voltada à incorporação dos saberes da ética/bioética frente às diretrizes demanda romper as
concepções tradicionais da ética ao campo normativo da moral humana e capacitar os professores nesse campo.

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Como Citar

de Araújo, J. L., Jorge, M. S. B., de Freitas, C. H. A., & Moreira, T. M. M. (2009). O ENSINO DA ÉTICA E DA BIOÉTICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO FRENTE ÀS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS. Cogitare Enfermagem, 14(3). https://doi.org/10.5380/ce.v14i3.16190

Edição

Seção

Reflexão