ESTRATÉGIA EDUCATIVA COM ENFOQUE NOS HÁBITOS ALIMENTARES DE CRIANÇAS: ALIMENTOS REGIONAIS
Resumo
Estudo exploratório qualitativo com objetivo de desenvolver estratégia educativa sobre hábitos alimentares no
período de alimentação complementar e utilização dos alimentos regionais em um Programa Saúde da Família em Maranguape
- Ceará, Brasil. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada e roda de conversa com 13 mães de
crianças na faixa etária menor que seis meses que estavam em alimentação complementar. Os resultados foram analisados
a partir das técnicas de análise temática de Bardin, emergindo as categorias: Necessidade biológica da criança; Alimentação
e suas particularidades; e Inovando a alimentação com alimentos regionais. Promover saúde de crianças em alimentação
complementar por meio da utilização dos alimentos regionais é uma temática que deve ser disseminada, em especial, no
grupo de famílias que sofre com a desigualdade com intuito de contribuir na redução do impacto das desigualdades.
período de alimentação complementar e utilização dos alimentos regionais em um Programa Saúde da Família em Maranguape
- Ceará, Brasil. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada e roda de conversa com 13 mães de
crianças na faixa etária menor que seis meses que estavam em alimentação complementar. Os resultados foram analisados
a partir das técnicas de análise temática de Bardin, emergindo as categorias: Necessidade biológica da criança; Alimentação
e suas particularidades; e Inovando a alimentação com alimentos regionais. Promover saúde de crianças em alimentação
complementar por meio da utilização dos alimentos regionais é uma temática que deve ser disseminada, em especial, no
grupo de famílias que sofre com a desigualdade com intuito de contribuir na redução do impacto das desigualdades.
Palavras-chave
Suplementação alimentar; Promoção da saúde; Saúde da criança; Supplementary feeding; Health promotion; Child health; Alimentación suplementaria; Promoción de la salud; Salud del niño
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v14i3.16170