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INSERÇÃO SOCIAL DA CRIANÇA PORTADORA DE NECESSIDADES ESPECIAIS: A PERSPECTIVA MATERNA

Viviane Marten Milbrath, Deise Cardoso Soares, Diana Cecagno, Simone Coelho Amestoy, Hedi Crecencia Heckler de Siqueira

Resumo


Frente à relevância da inserção social da criança portadora de necessidades especiais no seu processo de
crescimento e desenvolvimento, objetivou-se com esse estudo conhecer como a mulher/mãe percebe a inserção social de
seu filho portador de necessidades especiais decorrentes do diagnóstico da paralisia cerebral. Pesquisa exploratóriadescritiva
com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados, por meio de entrevistas semi-estruturadas, com as mães
de crianças que frequentam uma instituição que atende crianças portadoras de necessidades especiais. A análise dos
dados apontou algumas dificuldades encontradas em relação à inserção social da criança num ambiente maior que o
intrafamiliar, com destaque para: locomoção e inserção nos grupos sociais como, por exemplo, a escola. Concluímos que
as principais dificuldades encontradas estão relacionadas às políticas públicas de acesso e inserção, compreendemos que
cabe ao enfermeiro como promotor da saúde incentivar e comprometer estas famílias no resgate da cidadania.

Palavras-chave


Crianças portadoras de deficiência; Socialização; Enfermagem; Disabled children; Socialization; Nursing; Niños portadores de deficiencia; Socialización; Enfermería

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v14i2.15623