HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM UMA UNIDADE DE EMERGÊNCIA: PERCEPÇÃO DO USUÁRIO

Autores

  • Inês Maciak
  • Juliana Vieira de Araujo Sandri
  • Fernanda Drech Spier

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v14i1.14269

Palavras-chave:

Assistência de enfermagem, Humanização da assistência, Serviços de saúde, Nursing care, Humanization of assistance, Health services, Atención de enfermería, Humanización de la atención, Servicios de salud

Resumo

O Sistema Único de Saúde volta a sua atenção para a implantação do Programa Nacional de Humanização da
Assistência Hospitalar. Este artigo tem como objetivo analisar o atendimento recebido, a satisfação e os problemas
enfrentados na Unidade de Emergência do HUOP, segundo a percepção dos usuários ou familiares. Estudo qualitativo, de
caráter descritivo e exploratório que utilizou um roteiro com perguntas semi-estruturadas e diário de campo para a obtenção
dos dados da análise, identificados em duas categorias: 1) Logística no atendimento de enfermagem do pronto-socorro; 2)
Assistência de enfermagem. Embora os resultados tenham mostrado deficiências na resolutividade da atenção básica à
saúde, na regulação/atendimento, estrutura física hospitalar e no ambiente de trabalho, os usuários e familiares consideraram
a assistência de enfermagem adequada por terem sido atendidos com atenção, carinho e eficiência.

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Publicado

2009-05-12

Como Citar

Maciak, I., Sandri, J. V. de A., & Spier, F. D. (2009). HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM UMA UNIDADE DE EMERGÊNCIA: PERCEPÇÃO DO USUÁRIO. Cogitare Enfermagem, 14(1). https://doi.org/10.5380/ce.v14i1.14269

Edição

Seção

Artigo Original