Open Journal Systems

A AUTO-AVALIAÇÃO: UMA POSSIBILIDADE DE MUDANÇA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Karla Krozeta, Marineli Joaquim Meier, Mitzy Reichembach Danski

Resumo


Trata-se de um relato de experiência do processo de auto-avaliação de acadêmicos de graduação em enfermagem.

O portfólio de ensino foi adotado como instrumento para a avaliação dos estudantes matriculados na disciplina de

Semiotécnica II do Curso de Enfermagem de uma Universidade Pública, desenvolvida no período de agosto a dezembro de

2005 e contou com 28 participantes. A partir da realização do portfólio de ensino fez-se interessante apresentar como os

acadêmicos utilizaram o instrumento para descrever o conhecimento, relatando a percepção de si no contexto da disciplina,

do curso e da Enfermagem. Oportunizou elencar seus conhecimentos e habilidades, perceber conquistas, valores adquiridos

e o processo ensino-aprendizagem ultrapassou o conhecer e o fazer. Dessa forma, a auto-avaliação, proporcionada pela

construção do portfólio de ensino, pode ser utilizada como um dos instrumentos para a aprendizagem e conseqüente

mudança na formação profissional.


Palavras-chave


Aprendizagem; Educação em enfermagem; Auto-avaliação=pt; Learning; Nursing education; Self-assessment=en; Aprendizaje; Educación en enfermería; Autoevaluacíon=es

Texto completo:

PDF