A AUTO-AVALIAÇÃO: UMA POSSIBILIDADE DE MUDANÇA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Karla Krozeta
  • Marineli Joaquim Meier
  • Mitzy Reichembach Danski

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v13i4.13126

Palavras-chave:

Aprendizagem, Educação em enfermagem, Auto-avaliação=pt, Learning, Nursing education, Self-assessment=en, Aprendizaje, Educación en enfermería, Autoevaluacíon=es

Resumo

Trata-se de um relato de experiência do processo de auto-avaliação de acadêmicos de graduação em enfermagem.

O portfólio de ensino foi adotado como instrumento para a avaliação dos estudantes matriculados na disciplina de

Semiotécnica II do Curso de Enfermagem de uma Universidade Pública, desenvolvida no período de agosto a dezembro de

2005 e contou com 28 participantes. A partir da realização do portfólio de ensino fez-se interessante apresentar como os

acadêmicos utilizaram o instrumento para descrever o conhecimento, relatando a percepção de si no contexto da disciplina,

do curso e da Enfermagem. Oportunizou elencar seus conhecimentos e habilidades, perceber conquistas, valores adquiridos

e o processo ensino-aprendizagem ultrapassou o conhecer e o fazer. Dessa forma, a auto-avaliação, proporcionada pela

construção do portfólio de ensino, pode ser utilizada como um dos instrumentos para a aprendizagem e conseqüente

mudança na formação profissional.

Downloads

Publicado

17-12-2008

Como Citar

Krozeta, K., Meier, M. J., & Danski, M. R. (2008). A AUTO-AVALIAÇÃO: UMA POSSIBILIDADE DE MUDANÇA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Cogitare Enfermagem, 13(4). https://doi.org/10.5380/ce.v13i4.13126

Edição

Seção

Relato de Experiência/ Caso