A AUTO-AVALIAÇÃO: UMA POSSIBILIDADE DE MUDANÇA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Resumo
Trata-se de um relato de experiência do processo de auto-avaliação de acadêmicos de graduação em enfermagem.
O portfólio de ensino foi adotado como instrumento para a avaliação dos estudantes matriculados na disciplina de
Semiotécnica II do Curso de Enfermagem de uma Universidade Pública, desenvolvida no período de agosto a dezembro de
2005 e contou com 28 participantes. A partir da realização do portfólio de ensino fez-se interessante apresentar como os
acadêmicos utilizaram o instrumento para descrever o conhecimento, relatando a percepção de si no contexto da disciplina,
do curso e da Enfermagem. Oportunizou elencar seus conhecimentos e habilidades, perceber conquistas, valores adquiridos
e o processo ensino-aprendizagem ultrapassou o conhecer e o fazer. Dessa forma, a auto-avaliação, proporcionada pela
construção do portfólio de ensino, pode ser utilizada como um dos instrumentos para a aprendizagem e conseqüente
mudança na formação profissional.