ARTE COMO RE-SIGNIFICAÇÃO DE VIDA PARA ADOLESCENTES: EXPRESSÕES NA DANÇA

Autores

  • Lia Barroso de Albuquerque
  • Maria Veraci Oliveira Queiroz
  • Maria Salete Bessa Jorge

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v13i4.13107

Palavras-chave:

Arte, Dança, Desenvolvimento do adolescente, Pesquisa qualitativa=pt, Art, Dance, Adolescents’ development, Qualitative research=en, Danza, Desarrollo del adolescente, Investigación cualitativa=es

Resumo

Este estudo teve como objetivo compreender expectativas e sentimentos dos adolescentes sobre a participação

e desenvolvimento pessoal no corpo de baile da EDISCA - escola de dança e integração social para criança e adolescente.

Nove adolescentes participaram da pesquisa, realizada em setembro de 2006. As técnicas utilizadas foram grupo focal e

entrevista semi-estruturada, quando foram abstraídas as unidades de significações que formaram as seguintes categorias:

Expectativa dos adolescentes sobre a incersão na EDISCA - mostrando o desejo de ser bailarino, a vontade de alcançar o

crescimento pessoal e um futuro promissor; Sentimentos dos adolescentes sobre a participação e desenvolvimento

pessoal no corpo de baile da EDISCA - diante do autoconhecimento, da autoconfiança e maturidade adquirida. As

oportunidades ofertadas aos adolescentes foram significativas na construção do desenvolvimento pessoal, portanto,

torna-se imprescindível apoiar a criação de iniciativas semelhantes, como forma de diminuir a exclusão social.

Downloads

Publicado

2008-12-17

Como Citar

Albuquerque, L. B. de, Queiroz, M. V. O., & Jorge, M. S. B. (2008). ARTE COMO RE-SIGNIFICAÇÃO DE VIDA PARA ADOLESCENTES: EXPRESSÕES NA DANÇA. Cogitare Enfermagem, 13(4). https://doi.org/10.5380/ce.v13i4.13107

Edição

Seção

Artigo Original