ARTE COMO RE-SIGNIFICAÇÃO DE VIDA PARA ADOLESCENTES: EXPRESSÕES NA DANÇA
DOI:
https://doi.org/10.5380/ce.v13i4.13107Palavras-chave:
Arte, Dança, Desenvolvimento do adolescente, Pesquisa qualitativa=pt, Art, Dance, Adolescents’ development, Qualitative research=en, Danza, Desarrollo del adolescente, Investigación cualitativa=esResumo
Este estudo teve como objetivo compreender expectativas e sentimentos dos adolescentes sobre a participação
e desenvolvimento pessoal no corpo de baile da EDISCA - escola de dança e integração social para criança e adolescente.
Nove adolescentes participaram da pesquisa, realizada em setembro de 2006. As técnicas utilizadas foram grupo focal e
entrevista semi-estruturada, quando foram abstraídas as unidades de significações que formaram as seguintes categorias:
Expectativa dos adolescentes sobre a incersão na EDISCA - mostrando o desejo de ser bailarino, a vontade de alcançar o
crescimento pessoal e um futuro promissor; Sentimentos dos adolescentes sobre a participação e desenvolvimento
pessoal no corpo de baile da EDISCA - diante do autoconhecimento, da autoconfiança e maturidade adquirida. As
oportunidades ofertadas aos adolescentes foram significativas na construção do desenvolvimento pessoal, portanto,
torna-se imprescindível apoiar a criação de iniciativas semelhantes, como forma de diminuir a exclusão social.
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