ARTE COMO RE-SIGNIFICAÇÃO DE VIDA PARA ADOLESCENTES: EXPRESSÕES NA DANÇA

Lia Barroso de Albuquerque, Maria Veraci Oliveira Queiroz, Maria Salete Bessa Jorge

Resumo


Este estudo teve como objetivo compreender expectativas e sentimentos dos adolescentes sobre a participação

e desenvolvimento pessoal no corpo de baile da EDISCA - escola de dança e integração social para criança e adolescente.

Nove adolescentes participaram da pesquisa, realizada em setembro de 2006. As técnicas utilizadas foram grupo focal e

entrevista semi-estruturada, quando foram abstraídas as unidades de significações que formaram as seguintes categorias:

Expectativa dos adolescentes sobre a incersão na EDISCA - mostrando o desejo de ser bailarino, a vontade de alcançar o

crescimento pessoal e um futuro promissor; Sentimentos dos adolescentes sobre a participação e desenvolvimento

pessoal no corpo de baile da EDISCA - diante do autoconhecimento, da autoconfiança e maturidade adquirida. As

oportunidades ofertadas aos adolescentes foram significativas na construção do desenvolvimento pessoal, portanto,

torna-se imprescindível apoiar a criação de iniciativas semelhantes, como forma de diminuir a exclusão social.


Palavras-chave


Arte; Dança; Desenvolvimento do adolescente; Pesquisa qualitativa=pt; Art; Dance; Adolescents’ development; Qualitative research=en; Arte; Danza; Desarrollo del adolescente; Investigación cualitativa=es

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v13i4.13107 ';





Em caso de dificuldades ou dúvidas técnicas, faça contato com cogitare@ufpr.br

Cogitare Enfermagem. ISSN Eletrônico 2176-9133 / ISSN Impresso 1414-8536