ORGANIZAÇÃO E ATENDIMENTO DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE: SIGNIFICADOS PARA USUÁRIOS/FAMILIARES E FUNCIONÁRIOS
Resumo
Este estudo objetivou esclarecer os significados da organização e atendimento numa Unidade Básica de Saúde
para seus funcionários e usuários/familiares. Ancorou-se nos fundamentos teórico-filosóficos e políticas de práticas no
cuidado à saúde do SUS. Foi um estudo de abordagem qualitativa, tendo como sujeitos 10 funcionários e 20 usuários dos
programas de saúde da UBS. As entrevistas e observações foram realizadas em junho e julho de 2007. Da análise dos
dados, segundo Bardin, emergiram os temas referentes a Organização: Sobrecarga/demanda – ESF; Equipe multiprofissional;
Funcionamento; Organização participativa; e Qualidade da organização. E, referentes ao Atendimento: Sobrecarga/
demanda; Referência e Contra-Referência/ Especialidades; Atenção Básica em Saúde; Fluxo ágil; Acolhimento; Comparação
com outros serviços de saúde; e Qualidade do atendimento. Estes significados mostram a importância da organização e
atendimento desta Unidade e contribuem para a melhoria da gestão dos serviços de saúde.