Teleconsulta na Atenção Primária à Saúde
renovação de receitas de medicamentos de controle especial
Palavras-chave:
Telemedicina, Consulta Remota, Receitas Médicas de Controle Especial, Pessoal de Saúde, Estudos TransversaisResumo
Objetivo: Analisar a avaliação de usuários e médicos sobre o serviço de teleconsulta para a renovação de receitas de medicamentos de controle especial na Atenção Primária à Saúde, Joinville (SC), Brasil.
Método: Estudo transversal, descritivo, quantitativo. Amostra intencional, não probabilística, com 23 usuários e três médicos. Dados obtidos por questionários semiestruturados, aplicados por telefone e e-mail. Análise quantitativa realizada com estatística descritiva simples.
Resultados: Participaram 23 usuários, a maioria mulheres com idade entre 51 e 60 anos. Entre os aspectos positivos, 15 mencionaram praticidade (65%), 11 eficiência (48%), seis comodidades (26%). Como aspectos negativos, sete (30%) necessitaram de ajuda tecnológica, cinco (22%) tiveram dificuldade de acesso à Internet. Os médicos (n=3) validaram a flexibilidade e o potencial do serviço para ampliar a adesão, mas ressaltaram a limitação da impossibilidade de realizar o exame físico.
Conclusão: A teleconsulta para renovação de receitas foi bem avaliada pelos usuários e médicos, destacando praticidade, economia de tempo e redução de deslocamentos, apesar das barreiras tecnológicas.
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