Educação Física: para além da transdisciplinaridade, o fenômeno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jlasss.v12i1.73627

Palavras-chave:

Educação Física, Epistemologia, Pedagogia, Fenômeno.

Resumo

Falar em crise na educação e na Educação Física é no mínimo redundante, já que durante décadas na história da república brasileira, pateticamente, nossa população majoritariamente ficou às margens do desenvolvimento sustentável, na infraestrutura, na indústria, na segurança pública, na educação e na consolidação de uma sociedade menos desigual. Em todos estes itens, gradualmente, fomos sendo superados por países que ficavam longe do Brasil da saudosa época da política do café-com-leite há mais de um século. É lastimável, um cenário tão devastador, em um texto que pretende olhar a Educação Física na perspectiva da esperança de tempos melhores; não fosse essa a matéria-prima do processo educativo e civilizatório, estaríamos, nós, professores e/ou pesquisadores, na profissão errada. O fio condutor aqui adotado percorre o arco que vai da identificação de inconsistências de natureza epistemológica até uma possível leitura que exige uma abordagem complexa no enfrentamento de problemas que são há décadas, grosseiramente simplificados.

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Publicado

2020-06-01

Como Citar

Vilela Junior, G. de B. (2020). Educação Física: para além da transdisciplinaridade, o fenômeno. Revista Da ALESDE, 12(1), 158–165. https://doi.org/10.5380/jlasss.v12i1.73627

Edição

Seção

Relações entre o biológico e o cultural no campo da Educação Física