Educação Física: para além da transdisciplinaridade, o fenômeno
DOI:
https://doi.org/10.5380/jlasss.v12i1.73627Palabras clave:
Educação Física, Epistemologia, Pedagogia, Fenômeno.Resumen
Falar em crise na educação e na Educação Física é no mínimo redundante, já que durante décadas na história da república brasileira, pateticamente, nossa população majoritariamente ficou às margens do desenvolvimento sustentável, na infraestrutura, na indústria, na segurança pública, na educação e na consolidação de uma sociedade menos desigual. Em todos estes itens, gradualmente, fomos sendo superados por países que ficavam longe do Brasil da saudosa época da política do café-com-leite há mais de um século. É lastimável, um cenário tão devastador, em um texto que pretende olhar a Educação Física na perspectiva da esperança de tempos melhores; não fosse essa a matéria-prima do processo educativo e civilizatório, estaríamos, nós, professores e/ou pesquisadores, na profissão errada. O fio condutor aqui adotado percorre o arco que vai da identificação de inconsistências de natureza epistemológica até uma possível leitura que exige uma abordagem complexa no enfrentamento de problemas que são há décadas, grosseiramente simplificados.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publiquen en esta revista acceden a las siguientes condiciones:
(a) Los autores retienen los derechos de copia (copyright) y ceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo asimismo bajo la licencia Creative Commons Attribution License que permite a terceros utilizar lo publicado siempre que hagan referencia al autor o autores del trabajo y a su publicación en esta revista.
(b) Los autores son libres de realizar otros acuerdos contractuales para la distribución no exclusiva del artículo que publiquen en esta revista (como puede ser incluirlo en una colección institucional o publicarlo en un libro), siempre que indiquen claramente la publicación original del trabajo en esta revista.
(c) Se permite y anima a los autores a publicar su trabajo en Internet (por ejemplo en páginas institucionales o personales) en forma de "working paper" o "preprint" después del proceso de revisión y publicación, ya que puede conducir a intercambios productivos y a una mayor y más rápida difusión del trabajo publicado. (Vea The Effect of Open Access).




