Educação Física: para além da transdisciplinaridade, o fenômeno

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5380/jlasss.v12i1.73627

Keywords:

Educação Física, Epistemologia, Pedagogia, Fenômeno.

Abstract

Falar em crise na educação e na Educação Física é no mínimo redundante, já que durante décadas na história da república brasileira, pateticamente, nossa população majoritariamente ficou às margens do desenvolvimento sustentável, na infraestrutura, na indústria, na segurança pública, na educação e na consolidação de uma sociedade menos desigual. Em todos estes itens, gradualmente, fomos sendo superados por países que ficavam longe do Brasil da saudosa época da política do café-com-leite há mais de um século. É lastimável, um cenário tão devastador, em um texto que pretende olhar a Educação Física na perspectiva da esperança de tempos melhores; não fosse essa a matéria-prima do processo educativo e civilizatório, estaríamos, nós, professores e/ou pesquisadores, na profissão errada. O fio condutor aqui adotado percorre o arco que vai da identificação de inconsistências de natureza epistemológica até uma possível leitura que exige uma abordagem complexa no enfrentamento de problemas que são há décadas, grosseiramente simplificados.

Published

2020-06-01

How to Cite

Vilela Junior, G. de B. (2020). Educação Física: para além da transdisciplinaridade, o fenômeno. The Journal of the Latin American Socio-Cultural Studies of Sport (ALESDE), 12(1), 158–165. https://doi.org/10.5380/jlasss.v12i1.73627

Issue

Section

Relações entre o biológico e o cultural no campo da Educação Física