Vodcasting, quando os estudantes se apresentam
DOI:
https://doi.org/10.5380/2238-0701.2016n12p217-233Palabras clave:
Identidade, Pedagogia universitária digital, vodcasting, vídeo educativo.Resumen
Um novo tipo de «cinema» pessoal (vodcasting) está a ser produzido, gerando uma nova economia da imagem na sociedade do conhecimento. Tal acontecimento justifica que se repense o audiovisual na educação, nomeadamente enquanto forma de expressão, na qual a câmara passa para as mãos dos estudantes. Por outro lado, neste mundo digital global, construir a própria identidade tornou-se uma tarefa ainda mais complexa. O vodcasting, pela sua acessibilidade, pode permitir estabelecer novas relações com esta construção assim como novas relações com o saber. Apresentamos um estudo que se debruça sobre uma atividade autobiográfica — vídeos de apresentação de si próprio (um minuto) — na qual 115 vídeos foram produzidos e colocados em portefólios online. Foram pedidas aos estudantes reflexões concisas e os resultados forma analizados bem como os vídeos. A experiência foi considerada muito positiva no que respeita aos conhecimentos e competências adquiridas (multiliteracias) e os estudantes exprimiram um muito alto nível de satisfação pessoal.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
El(los) autor(es) de texto aprobado por los revisores cede(n) automáticamente, y sin ningún tipo de gravamen, el derecho a la primera publicación del material presentado.