Vodcasting, quando os estudantes se apresentam

Autores

  • Lia Raquel Oliveira Universidade do Minho, PT

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.2016n12p217-233

Palavras-chave:

Identidade, Pedagogia universitária digital, vodcasting, vídeo educativo.

Resumo

Um novo tipo de «cinema» pessoal (vodcasting) está a ser produzido, gerando uma nova economia da imagem na sociedade do conhecimento. Tal acontecimento justifica que se repense o audiovisual na educação, nomeadamente enquanto forma de expressão, na qual a câmara passa para as mãos dos estudantes. Por outro lado, neste mundo digital global, construir a própria identidade tornou-se uma tarefa ainda mais complexa. O vodcasting, pela sua acessibilidade, pode permitir estabelecer novas relações com esta construção assim como novas relações com o saber. Apresentamos um estudo que se debruça sobre uma atividade autobiográfica — vídeos de apresentação de si próprio (um minuto) — na qual 115 vídeos foram produzidos e colocados em portefólios online. Foram pedidas aos estudantes reflexões concisas e os resultados forma analizados bem como os vídeos. A experiência foi considerada muito positiva no que respeita aos conhecimentos e competências adquiridas (multiliteracias) e os estudantes exprimiram um muito alto nível de satisfação pessoal.

Biografia do Autor

Lia Raquel Oliveira, Universidade do Minho, PT

Universidade do Minho, Instituto de Educação, Braga, Portugal

Downloads

Publicado

2016-12-22

Como Citar

Oliveira, L. R. (2016). Vodcasting, quando os estudantes se apresentam. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura., 1(12), 217–233. https://doi.org/10.5380/2238-0701.2016n12p217-233

Edição

Seção

Dossiê | Dossier