INFLUÊNCIA DA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA SOBRE A QUALIDADE DO LEITE
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v14i1.12913Palavras-chave:
coliformes fecais, coliformes totais, contagem bacteriana total, células somáticas, fecal coliforms, somatic cell, total bacterial count, total coliformsResumo
O objetivo desse estudo foi o de verificar a influência da qualidade microbiológica da água (coliformes fecaise totais e contagem total) sobre os valores de contagem de células somáticas (CCS) e contagem bacterianatotal (CBT), indicativos de qualidade do leite. Analisou-se a qualidade da água e do leite de 162propriedades na região dos Campos Gerais (PR), entre os meses de fevereiro a maio de 2007. De acordocom os resultados da análise da água, 62% das propriedades estão fora do padrão de potabilidade de águaestabelecido pelo Ministério da Saúde. A média e o desvio-padrão para os parâmetros analisados foram de224 ± 387 coliformes totais (NMP/100mL), 187 ± 354 coliformes fecais (NMP/100mL), 0,05 ± 0,08 x 104contagem total (UFC/mL), 399.000 ± 170.000 contagem de células somáticas (células/mL) e 3,85 ± 8,6 x104 contagem bacteriana total (UFC/mL). As três variáveis de qualidade de água apresentaram correlaçõesaltas e significativas (P<0,01) entre si. Os parâmetros de qualidade do leite, CCS e CBT, apresentaram umasignificativa (P<0,01), mas moderada correlação (r = 0,22). Contudo, as correlações entre as variáveis dequalidade de água e de leite não foram significativas (P>0,05). Houve efeito significativo (P<0,01) dosistema de ordenha empregado na propriedade sobre os valores de CBT, indicando que fazendas comordenha em salas de ordenha produziram leite com menor (P<0,01) contagem do que propriedades comordenha em sistema canalizado. A qualidade microbiológica da água não influenciou a qualidade do leite,indicando que valores altos de CCS e CBT ocorreram por falhas na higienização no processo de obtençãodo leite e dos equipamentos nas propriedades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.