A PARIS D’<i>O CAMPONÊS</i>

Autores

  • Flávia Nascimento Université de Rennes 2

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v70i0.4600

Palavras-chave:

Representação da cidade surrealista, modernidade.

Resumo

Este artigo é uma leitura detalhada dO Camponês de Paris (1928), de Louis Aragon, uma das narrativas mais significativas do fascínio surrealista pela capital francesa. Nele mostramos que, nesta representação da cidade, as fronteiras entre poesia e realidade são abolidas, por meio de uma passagem que revela a face surreal de Paris: cidade de dimensão lúdica, porque construída a partir de referências heteróclitas, espaço labiríntico e laboratório dos sentidos, construído à imagem da própria escrita de Aragon.

Biografia do Autor

Flávia Nascimento, Université de Rennes 2

Doutora em Letras e ciências humanas, docente no departamento de Português, Université de Rennes 2 (Bretanha). Vários artigos publicados sobre literaturas francesa, brasileira e portuguesa (narrativa e romance dos séculos XIX e XX). Tradutora literária.

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Como Citar

Nascimento, F. (2006). A PARIS D’<i>O CAMPONÊS</i>. Revista Letras, 70. https://doi.org/10.5380/rel.v70i0.4600

Edição

Seção

Artigos