Revista Brasileira de Direito Internacional — RBDI

Em sua nova fase, inaugurada com a retomada editorial no segundo semestre de 2017, a Revista Brasileira de Direito Internacional — RBDI reafirma seu compromisso com a ciência e a filosofia do Direito Internacional no âmbito da divulgação e publicação acadêmicas.

Tendo em vistas os desafios e problemas sociais contemporâneos, que perpassam a disciplina do Direito Internacional em seus diversos ramos e abrem novos espaços inter e multidisciplinares de investigação, adota-se no periódico um pressuposto de que a complexidade dos problemas atuais (sejam políticos, jurídicos, econômicos ou morais) demanda, igualmente, posicionamentos e propostas de soluções por leituras complexas, fundamentadas e críticas.

Compreende-se, diante disso, que a técnica jurídica e, especificamente, os potenciais teóricos e fortuna principiológica contidos na abrangência do Direito Internacional, podem em muito contribuir com essa demanda social de proposições políticas e jurídicas que sigam padrões de consideração, respeito, reconhecimento e justiça.

Neste sentido, interessam ao periódico questões próprias do Direito Internacional Público e do Direito Internacional Privado em seu estado da arte, assim como as interseções, diálogos e confrontos do D.I. com a Teoria Geral do Direito, a Filosofia do Direito e os demais ramos do Direito que se encontram profundamente implicados, na contemporaneidade, por conceitos, institutos e, sobretudo, desafios concernentes ao Direito Internacional. 

Sem prejuízo dos temas que possam advir da Teoria Geral do Direito Internacional e suas questões estruturantes e basilares, confere-se especial atenção ao Direito Internacional do Meio Ambiente, Direito Internacional do Trabalho, Direito Internacional dos Direitos Humanos (Direito Internacional Humanitário e Direito dos Refugiados) e Direito Comunitário. 

Em especial, nestes âmbitos, investigações de tônica humanista e que problematizem o Estado brasileiro atual e as práticas de governamentalidade desempenhadas em seu contexto, bem como práticas do mercado neoliberal globalizado, em face dos princípios do Direito Internacional, encontrarão especial repercussão em termos de atualidade e relevância da pesquisa e aderência à política editorial.

Sendo assim, adota-se a missão de contribuir com o debate a produção de um Direito Internacional humanista e crítico, referência substancial hermenêutica e argumentativa ao direito interno, indicando-se o público alvo no âmbito da comunidade acadêmica que compartilha esta visão do Direito Internacional


Imagem para capa da revista

A Revista Brasileira de Direito Internacional RBDI está indexada:

 


Notícias

 

Chamada de artigos para o Volume de Dezembro de 2017

 

Até o dia de 15 de outubro de 2017, sem prejuízo do fluxo contínuo, Revista Brasileira de Direito  de Internacional receberá submissões para o Volume 9, Dezembro de 2017.

 
Publicado: 2017-09-06 Mais...
 

Formação do corpo de pareceristas "ad hoc" 2017

 

Nos meses de agosto e setembro de 2017 a Revista Brasileira de Direito Internacional está formando sua nova equipe editorial.

 
Publicado: 2017-09-06 Mais...
 
Outras notícias...