INTERVENÇÕES ASSISTIDAS POR ANIMAIS: EFEITOS AOS CÃES TERAPEUTAS E SERES HUMANOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v25i3.69318Keywords:
bem-estar, co-terapeuta, pet terapiaAbstract
As Intervenções Assistidas por Animais (IAAs) utilizam os animais como facilitadores de um processo terapêutico, envolvendo a interação com diversos profissionais da área da saúde e da educação. Os animais participantes das atividades necessitam de um rigoroso controle de higiene e saúde, a fim de promover o bem-estar dos co-terapeutas e assistidos. O objetivo deste trabalho foi verificar o efeito das Intervenções Assistidas por Animais aos assistidos e também analisar o bem-estar dos co-terapeutas durantes as sessões. As visitas ocorreram, semanalmente, com duração aproximada de 30 a 60 minutos nas instituições, INST1 e INST2, da cidade de Pelotas/RS. Durante as intervenções buscou-se desenvolver atividades que envolvessem a temática do cão terapeuta tanto na forma presencial, e/ou na forma de brinquedos lúdicos relacionados aos cães co-terapeutas. A avaliação dos assistidos foi através de um questionário contendo dez questões objetivas abrangendo o efeito das IAAs aos assistidos e também pela avaliação inicial e final de cada assistido realizado pelos profissionais envolvidos de cada instituição. O bem-estar dos cães co-terapeutas foi avaliado através dos sinais vitais e da análise comportamental. Foi verificado, que os assistidos apresentaram melhora na socialização, concentração na escola e em desenvolver suas tarefas, e demonstraram-se mais motivados e tranquilos nos dias das sessões. Não houve alterações nos sinais vitais e comportamentais dos cães. Conclui-se que as Intervenções Assistidas por Animais proporcionaram sensações de tranquilidade e bem-estar aos assistidos, e nas condições deste estudo os co-terapeutas não demonstraram sinais de desconforto e estresse durante as sessões.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors that wish to publish in AVS agree with the following conditions:
- To keep copyright of the article and allow the AVS to publish the first time. The article will be licensed by Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional allowing the sharing of their work.
- Authors may distribute their work by other channel of distribution (ex.: local or public repository).
- Authors have the permission to publish their work online, using different channels (similar to above), even before the final editorial process.











