AÇÃO DO CLORIDRATO DE DORZOLAMIDA A 2% COMO TÓPICO HIPOTENSOR OCULAR. ESTUDO EXPERIMENTAL EM CÃES
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v11i1.5626Palavras-chave:
Cão, pressão intra-ocular, glaucoma, dorzolamida, Dog, intraocular pressure, dorzolamideResumo
O aumento da pressão intra-ocular (PIO) é o fator de risco primário para o desenvolvimento da neuropatia óptica glaucomatosa canina. O cloridrato de dorzolamida a 2% reduz a PIO pela diminuição da produção do humor aquoso. O objetivo do trabalho foi avaliar a ação do cloridrato de dorzolamida em solução a 2% na PIO de cães normais e verificar possíveis alterações no olho sem tratamento. A mensuração da PIO foi realizada em ambos os olhos, 1 hora antes e 1, 2, 4, 6 e 8 horas após a instilação de uma gota do colírio hipotensor no olho esquerdo, utilizando-se tonômetro de aplanação. O olho não tratado apresentou redução significativa da PIO, sendo que a redução foi de 13,8% e 22,4% no olho tratado. A administração tópica do cloridrato de dorzolamida 2% resultou na redução significativa da PIO de cães clinicamente normais.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











