TURNOS DE COLETA E PERÍODOS DE TRANSFERÊNCIA DE OVOS DE MATRIZES SEMIPESADAS SOBRE PROCESSOS DE INCUBAÇÃO ARTIFICIAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v23i2.48477Keywords:
biometria, desempenho, incubação, mortalidade embrionária, pintos.Abstract
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes turnos de coleta e diferentes períodos de transferência dos ovos de matrizes semipesadas sobre a relação pinto sobre ovo, os rendimentos de incubação, mortalidade embrionária, análise termodinâmica, rendimentos de carcaça e desempenho dos pintos. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado em esquema fatorial (3 x 2) constituído de dois fatores: turnos de coleta (ovos coletados pelo turno da manhã- 8:00hs às 12:00hs, pelo turno da tarde- 12:01hs às 18:00hs, e pelo turno da noite 18:01hs às 7:59hs) e diferentes períodos de transferência dos ovos (aos 16 e 19 dias) totalizando seis tratamentos com 35 ovos por tratamento, 210 ao todo, sendo cada ovo considerado uma repetição. Os dados coletados foram submetidos à análise de variância e para medida de comparação das médias estimadas foi aplicado o teste de Tukey à 5% de significância. Foram encontradas diferenças significativas (P<0,05) para peso do ovo e peso do pinto entre turnos de coleta; na perda de peso do ovo entre períodos de transferência e nos rendimentos de incubação, na mortalidade tardia e temperatura da cloaca para ambos os fatores. Concluiu-se, portanto que turnos de coleta e períodos de transferência dos ovos podem influenciar diretamente processos de incubação de ovos de matrizes semipesadas. Os turnos de coleta matutino e vespertino apresentaram melhores resultados de rendimentos de incubação e mortalidade embrionária, com ovos e pintos menores. Ovos transferidos com 16 dias apresentaram melhores resultados de perda de peso do ovo, peso do pinto e rendimentos de incubação.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors that wish to publish in AVS agree with the following conditions:
- To keep copyright of the article and allow the AVS to publish the first time. The article will be licensed by Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional allowing the sharing of their work.
- Authors may distribute their work by other channel of distribution (ex.: local or public repository).
- Authors have the permission to publish their work online, using different channels (similar to above), even before the final editorial process.











