RESPOSTAS ADAPTATIVAS DE PEIXES A ALTERAÇÕES AMBIENTAIS DE TEMPERATURA E DE OXIGÊNIO DISSOLVIDO

Autores

  • Thayzi Oliveira Zeni Universidade federal do Paraná - doutoranda
  • Antonio Ostrensky
  • Gisela Geraldine Castilho westphal Grupo Integrado de Aquicultura e Estudos Ambientais, Departamento de Ciências Veterinárias, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brazil.

DOI:

https://doi.org/10.5380/avs.v21i3.40165

Palavras-chave:

ambiente aquático, hipóxia

Resumo

Cada vez mais, os ambientes aquáticos têm sofrido pressões tanto de origem natural quanto antrópica. Por estes motivos os organismos que habitam estes ecossistemas são forçados a se adaptar às novas condições ou poderão ser extintos. O estudo para compreensão destas transformações ambientais pode ser feito por meio do uso de animais indicadores, dentre os quais os peixes se destacam. Isto porque os peixes refletem as modificações ocorridas no ambiente aquático por meio de respostas adaptativas tão variadas quanto: (1) ajustes fisiológicos e bioquímicos quando peixes são expostos a diferentes temperaturas e (2) por alterações identificadas em peixes submetidos a baixas concentrações de oxigênio dissolvido na água. Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de avaliar de que maneira os peixes podem ser utilizados como organismos indicadores das alterações ambientais relacionadas à temperatura e à variação de oxigênio dissolvido e entender melhor a interação destes animais com o ambiente.

Biografia do Autor

Thayzi Oliveira Zeni, Universidade federal do Paraná - doutoranda

Grupo Integrado de Aquicultura e Estudos Ambientais, Departamento de Ciências Veterinárias, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brazil.

Antonio Ostrensky

Grupo Integrado de Aquicultura e Estudos Ambientais, Departamento de Ciências Veterinárias, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brazil.

Downloads

Publicado

2016-12-05

Como Citar

Zeni, T. O., Ostrensky, A., & westphal, G. G. C. (2016). RESPOSTAS ADAPTATIVAS DE PEIXES A ALTERAÇÕES AMBIENTAIS DE TEMPERATURA E DE OXIGÊNIO DISSOLVIDO. Archives of Veterinary Science, 21(3). https://doi.org/10.5380/avs.v21i3.40165

Edição

Seção

Artigos de revisão