AVALIAÇÃO ESTRUTURAL DO PARÊNQUIMA HEPÁTICO ATRAVÉS DA HISTOLOGIA E TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA EM CÃES INTOXICADOS EXPERIMENTALMENTE PELO TETRACLORETO DE CARBONO
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v3i1.3768Resumo
Atualmente, há vários métodos de exame estrutural e/ou funcional do fígado. Não existem trabalhos publicados a respeito das alterações observadas na tomografia computadorizada do fígado de cães apresentando insuficiência hepática aguda induzida experimentalmente. O presente trabalho tem por objetivos determinar a média dos valores de radiodensidade obtidos por tomografia computadorizada do tecido hepático normal de cães além de determinar as correlações entre alterações observadas nos exames histológico do tecido hepático, análise dos níveis séricos de alanina aminotransferase e tomografia computadorizada do fígado após a administração do tetracloreto de carbono (CCl4). Em todos os procedimentos os animais foram anestesiados com propofol na dose de 9,0 mg/kg por via intravenosa. O tecido hepático foi obtido através da realização de biópsias percutâneas transtorácicas. Antes da administração do CCl4 (T-0), foram realizados exames histológicos e tomográficos do tecido hepático, além da determinação dos níveis séricos de alanina aminotransferase (ALT). Nesta fase do experimento, foi determinada a radiodensidade normal do tecido hepático que foi de 81,31 ± 6,98 Unidades Hounsfield (UH). Subseqüentemente, uma única dose de 1,5 ml/kg de tetracloreto de carbono foi administrada via sonda oro-gástrica e todos os exames foram realizados novamente 24, 48, 96 e 192 horas mais tarde. A necrose centrolobular com sutil transformação gordurosa resultante correlacionou-se com maiores níveis de ALT no soro (5330,304 U/I) e menores valores numéricos de radiodensidade (68, 275 ± 12,02 UH). Os primeiros sinais de regeneração hepática foram observados após 96 horas da administração do CCl4 conjuntamente à diminuição dos níveis séricos de ALT e aumento da radiodensidade do tecido hepático. Houve correlação positiva entre o grau de necrose do tecido hepático e os níveis de ALT no soro e correlação negativa entre os níveis de ALT no soro e os valores de radiodensidade. Adicionalmente, observou-se que o agente anestésico propofol, além de ser seguro para hepatopatias, provavelmente não é metabolizado exclusivamente pelo fígado. Unitermos: tetracloreto de carbono, insuficiência hepática, biópsia hepática, alanina aminotransferase, radiodensidade, tomografia computadorizada.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











