ASSOCIATION OF MICROSATELLITE MARKERS WITH PRODUCTION TRAITS IN SANTA INÊS AND CROSSBRED SHEEP
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v19i1.31873Palavras-chave:
carcaça, parasitas gastrointestinais, , Ovis Aries, produçãoResumo
O objetivo deste estudo foi de associar alelos de 13 loci de microssatélites no cromossomo 20 de ovinos (Major Histocompatibility Complex - MHC) com características de desempenho e carcaça bem como resistência à parasitas gastrointestinais em 138 ovinos Santa Inês e seus cruzamentos com Bergamasca, Texel e Ile de France. Os seguintes loci foram selecionados: BM1818, OarCP73, OarHH56, DYA, OLADRB, CP101, OMHC1, DQA2, DQA1, TFAP2A, DQBA27, Bf94_1, e INRA132. Dados foram analisados em Cervus e SAS ® para determinar níveis de heterozygosidade e associações de marcadores com peso, carcaça e ovos por grama de fezes (OPG). Os marcadores mostraram alta variabilidade genética entre indivíduos. Para características de carcaça oito associações significativas (p<0.05) foram observadas, bem como associação positiva entre OPG e dois marcadores da MHC ovina.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.