IMPACTO DO ABATE DE VACAS PRENHES SOB PARÂMETROS DE CARCAÇA E SUA INFLUÊNCIA NO RESULTADO ECONÔMICO
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v19i4.37408Keywords:
acabamento de gordura, período gestacional, rendimento de carcaça, vaca de descarteAbstract
Com o objetivo de avaliar o rendimento e aspectos de qualidade de carcaça de vacas prenhes, e de relacionar estes com o resultado econômico, foram avaliadas 1.000 vacas abatidas em um frigorífico da região metropolitana de Curitiba-PR, destas, 580 prenhes em diferentes estágios de gestação. A necessidade do experimento surgiu para determinar a fase gestacional de forma precisa e associar com os dados individuais de carcaça. Através da medição da coluna vertebral do feto, foi determinada a idade gestacional das vacas prenhes, verificando-se que os parâmetros de gordura de cobertura, idade do animal, peso da carcaça quente e remuneração pela arroba de carcaça não estão relacionados com a idade gestacional. A idade avançada verificada na categoria vazia sugere vacas de descarte, abatidas para garantir a venda em época de melhor remuneração, e no caso da categoria prenhe, para obter maior ganho de peso, visto que a não ocorrência do cio pode favorecer a engorda, porém, só é efetiva no final da gestação, onde a vaca ganha mais peso devido ao maior desenvolvimento fetal, que implica também em maior perda ao descontar o peso do útero e seu conteúdo da carcaça. Através da pesagem do útero e conteúdo, verificou-se que houve queda no rendimento à medida que a gestação evoluía, causando considerável perda ao frigorífico, que ao atribuir o rendimento padrão de 48% para todas as vacas, acaba absorvendo o prejuízo das prenhes, principalmente em estágio avançado de gestação. Associando a idade gestacional com a perda em reais com base no valor da arroba, é possível penalizar o pecuarista através de desconto. Essa medida poderá incentivar os produtores a melhorar o manejo reprodutivo, e também auxiliará na fiscalização de cumprimento da normativa, diante da recomendação dos órgãos competentes.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors that wish to publish in AVS agree with the following conditions:
- To keep copyright of the article and allow the AVS to publish the first time. The article will be licensed by Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional allowing the sharing of their work.
- Authors may distribute their work by other channel of distribution (ex.: local or public repository).
- Authors have the permission to publish their work online, using different channels (similar to above), even before the final editorial process.











