AVALIAÇÃO MORFOMÉTRICA OVARIANA E RECUPERAÇÃO DE COMPLEXOS Cumulus oophorus DE CADELAS SUBMETIDAS A OVÁRIO-SALPINGO-HISTERECTOMIA EM DIFERENTES FASES DO CICLO ESTRAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v19i2.32389Keywords:
Ciclo estral, Ovócito, Ovário, ProgesteronaAbstract
A maturação in vitro de ovócitos caninos ainda apresenta resultados insatisfatórios, devido às particularidades da fisiologia reprodutiva da cadela, incluindo as diferentes fases do ciclo estral que interferem nos resultados. Os objetivos do trabalho foram: avaliar coloração, forma, consistência, peso e dimensões do ovário de cadelas; estudar a quantidade e a qualidade dos complexos cumulus oophorus (CCOs) recuperados; mensurar a concentração plasmática de progesterona (P4) para determinar a fase do ciclo estral e correlacioná-la com os dados do experimento. Ao todo, foram avaliados os ovários de 55 cadelas submetidas à técnica de ovário-salpingo-histerectomia eletiva. Para as mensurações das dimensões e peso dos ovários foram utilizados paquímetro e balança digitais. Para a avaliação da concentração plasmática de P4 se empregou a técnica de radioimunoensaio. A recuperação dos CCOs foi realizada por fatiamento e escarificação dos ovários, enquanto que a classificação dos mesmos foi realizada por avaliação em estereomicroscópios (aumento 40x). Com relação à avaliação morfofisiométrica dos ovários, 100% apresentaram coloração rósea; 96,36% formato oval e 3,64% formato redondo; 94,55% tinham consistência fibroelástica e 5,45% consistência flácida. O peso médio dos ovários ± desvio-padrão foi de 0,58 ± 0,63 g. Já as medidas médias ± desvio-padrão de comprimento, largura e altura foram, respectivamente, de: 13,41 ± 3,72; 7,81 ± 2,33 e 6,46 ± 2,00 mm. O número médio de corpos lúteos observados foi de 3,62 ± 3,65. No total foram recuperados 1642 CCOs, cuja média e desvio-padrão foram de 29,85 ± 31,13; dentre estes 58,16% foram classificados como grau 1; 26,19% grau 2; 3,78% grau 3 e 11,88% expandido. Conclui-se que a fase do ciclo estral não influenciou no número total e na qualidade dos CCOs.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors that wish to publish in AVS agree with the following conditions:
- To keep copyright of the article and allow the AVS to publish the first time. The article will be licensed by Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional allowing the sharing of their work.
- Authors may distribute their work by other channel of distribution (ex.: local or public repository).
- Authors have the permission to publish their work online, using different channels (similar to above), even before the final editorial process.