AVALIAÇÃO MORFOMÉTRICA OVARIANA E RECUPERAÇÃO DE COMPLEXOS Cumulus oophorus DE CADELAS SUBMETIDAS A OVÁRIO-SALPINGO-HISTERECTOMIA EM DIFERENTES FASES DO CICLO ESTRAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v19i2.32389Palavras-chave:
Ciclo estral, Ovócito, Ovário, ProgesteronaResumo
A maturação in vitro de ovócitos caninos ainda apresenta resultados insatisfatórios, devido às particularidades da fisiologia reprodutiva da cadela, incluindo as diferentes fases do ciclo estral que interferem nos resultados. Os objetivos do trabalho foram: avaliar coloração, forma, consistência, peso e dimensões do ovário de cadelas; estudar a quantidade e a qualidade dos complexos cumulus oophorus (CCOs) recuperados; mensurar a concentração plasmática de progesterona (P4) para determinar a fase do ciclo estral e correlacioná-la com os dados do experimento. Ao todo, foram avaliados os ovários de 55 cadelas submetidas à técnica de ovário-salpingo-histerectomia eletiva. Para as mensurações das dimensões e peso dos ovários foram utilizados paquímetro e balança digitais. Para a avaliação da concentração plasmática de P4 se empregou a técnica de radioimunoensaio. A recuperação dos CCOs foi realizada por fatiamento e escarificação dos ovários, enquanto que a classificação dos mesmos foi realizada por avaliação em estereomicroscópios (aumento 40x). Com relação à avaliação morfofisiométrica dos ovários, 100% apresentaram coloração rósea; 96,36% formato oval e 3,64% formato redondo; 94,55% tinham consistência fibroelástica e 5,45% consistência flácida. O peso médio dos ovários ± desvio-padrão foi de 0,58 ± 0,63 g. Já as medidas médias ± desvio-padrão de comprimento, largura e altura foram, respectivamente, de: 13,41 ± 3,72; 7,81 ± 2,33 e 6,46 ± 2,00 mm. O número médio de corpos lúteos observados foi de 3,62 ± 3,65. No total foram recuperados 1642 CCOs, cuja média e desvio-padrão foram de 29,85 ± 31,13; dentre estes 58,16% foram classificados como grau 1; 26,19% grau 2; 3,78% grau 3 e 11,88% expandido. Conclui-se que a fase do ciclo estral não influenciou no número total e na qualidade dos CCOs.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.