SURTO DE INTOXICAÇÃO DE BOVINOS POR HEXACLOROBENZENO- BHC
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v21i3.41383Palavras-chave:
BHC, bovinos, intoxicaçãoResumo
Apesar de proibido no Brasil, o Hexaclorobenzeno(BHC) é um dos poluentes ambientais, mais perigosos e sua contaminação pode comprometer o solo, plantas, mananciais hídricos e diferentes criações de animais. Nas propriedades rurais onde são utilizados, não raro, o BHC acaba sendo deixado em locais impróprios, como tulhas e paióis. Outras vezes alguns produtores rurais armazenam esse veneno em barracões desprotegidos, o que pode provocar acidentes para seres vivos, tanto ao homem, como aos animais. Isto foi evidenciado, na prática, numa propriedade rural do município paranaense de Kaloré, estado do Paraná. Além da mortalidade observada em 15 bovinos adultos, foi possível atuar de modo pericial para, ao se fechar o círculo da toxidez, fomentar o poder judiciário com a comprovação do surto e das respectivas conseqüências.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.