“Água enquanto...”: estudo das múltiplas performances da água no contexto de escassez hídrica do Distrito Federal

Autores/as

  • Larissa do Carmo Inácio UnB

DOI:

https://doi.org/10.5380/sclplr.v7i1.79170

Palabras clave:

Água, escassez hídrica, performance, teoria ator-rede, pós-TAR

Resumen

O propósito deste estudo é inserir a questão hídrica e suas performances nos debates das Ciências Sociais, a partir de sua entrada nos Estudos Sociais de Ciência e Tecnologia (ESCT), tomando como principal eixo teórico as contribuições dos autores e autoras da Pós-Teoria Ator-Rede (Pós-TAR). Buscou-se mapear como as diferentes performances discursivas da água, em torno do recente contexto de escassez hídrica pelo qual o Distrito Federal passou, entre os anos de 2016 e 2018, se distinguiram, quais atores e atoras estiveram envolvidos nessa rede e de quais maneiras essas distinções estão presentes em seus discursos. O objetivo do presente estudo é analisar a arena do conflito hídrico, mobilizado pelo contexto de escassez, como um local de performatização de atores não humanos no mundo social. Conduzidas as análises de conteúdo dos múltiplos atores e atoras sobre a questão, se buscou observar nessas performances discursivas os modos de coordenação e descoordenação que permitem a performatização da água enquanto parte de múltiplas realidades.

Biografía del autor/a

Larissa do Carmo Inácio, UnB

Mestranda em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia pela Universidade de Brasília (PPGSOL/UnB). Bolsista de mestrado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Integrante do Grupo de Pesquisa “Ciências, Tecnologias e Públicos” (CTP/CNPq).

Publicado

2021-01-31

Cómo citar

Inácio, L. do C. (2021). “Água enquanto.”: estudo das múltiplas performances da água no contexto de escassez hídrica do Distrito Federal. Sociologias Plurais, 7(1). https://doi.org/10.5380/sclplr.v7i1.79170