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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores


1. Garantia do anonimato

Os textos devem ser anexados sem quaisquer informações que permitam identificar seus autores, tais como: nome e informações institucionais, agradecimentos, vinculação do artigo a projetos de pesquisa, ou a instituições universitárias. As referências no corpo do texto a trabalhos publicados previamente também devem ser suprimidas, para assegurar o anonimato durante o processo de avaliação. Esta é uma versão para avaliação por pares, e todas essas informações poderão ser adicionadas após o processo de avaliação, caso o artigo seja aprovado.

 

 

2.Apoio financeiro

Caso o trabalho tenha apoio financeiro de alguma instituição, esta deverá, obrigatoriamente, ser mencionada.

 

 

3. Público Alvo

Pós-graduandos, mestres/as e doutores/as.


Graduandas/os e graduadas/os poderão participar apenas das seções ‘Espaço graduação’, ‘Resenha' e 'Fala Graduando’. Veja abaixo as condições de submissão à cada seção.

 

 

4. Artigos

Serão publicados artigos inéditos, ou seja, que não tenham sido publicados em outros periódicos e livros;


Sobre isso, consideramos que textos publicados em anais de eventos não configuram publicação duplicada e, portanto, não ferem nossa política de ineditismo. Caso o texto submetido esteja nessa condição, é obrigatório que a autoria, desde sua submissão, informe sobre essa comunicação preliminar; 


O texto submetido para avaliação deverá suprimir a identificação direta da autoria. A versão final, contudo, deverá conter o nome completo da autoria abaixo do título do trabalho. Informações sobre filiação institucional, recebimento de bolsa e e-mail deverão ser adicionadas na forma de uma nota da rodapé. Em caso de coautoria, adicionar uma nota de rodapé para cada autor/a;


O artigo deverá ter no mínimo 15 (quinze) e o máximo de 20 (vinte) páginas, já somada referências bibliográficas e resumo;


O artigo deverá conter resumo em português, de até 15 (quinze) linhas, e de de 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave. O título deverá conter até 200 (duzentos) caracteres;


Título, resumo e palavras-chaves deverão, obrigatoriamente, ser traduzidos para o inglês. Caso seja do interesse da autoria, poderá haver uma segunda tradução, essa opcional, para outra língua - preferencialmente espanhol ou francês;


Somado a isso, o texto deverá cumprir uma ordem de estruturação que contenha conteúdo introdutório, desenvolvimento e considerações - além de anexo, se necessário, e das referências bibliográficas;


Não serão aceitos/as graduandos/as como coautores/as. A seção de artigos destina-se exclusivamente à publicação de estudantes da pós-graduação, mestres/as e doutores/as.


 

5. Espaço Graduação

Serão publicados artigos inéditos, ou seja, que não tenham sido publicados em outros periódicos e livros;


Sobre isso, consideramos que textos publicados em anais de eventos não configuram publicação duplicada e, portanto, não ferem nossa política de ineditismo. Caso o texto submetido esteja nessa condição, é imprescindível que o artigo em sua forma completa informe os leitores sobre essa comunicação preliminar;


O texto submetido para avaliação deverá suprimir a identificação direta da autoria. A versão final, contudo, deverá conter o nome completo da autoria abaixo do título do trabalho. Informações sobre filiação institucional, recebimento de bolsa e e-mail deverão ser adicionadas na forma de  uma nota da rodapé. Em caso de coautoria, adicionar uma nota de rodapé para cada autor/a;


O artigo deverá ter no mínimo 10 (dez) e o máximo de 20 (vinte) páginas, já somada referências bibliográficas e resumo;


O artigo deverá conter resumo em português, de até 15 (quinze) linhas, e de 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave. O título deverá conter até 200 (duzentos) caracteres;


Título, resumo e palavras-chaves deverão, obrigatoriamente, ser traduzidos para o inglês. Caso seja do interesse da autoria, poderá haver uma segunda tradução, essa opcional, para outra língua - preferencialmente espanhol ou francês;


Somado a isso, o texto deverá cumprir uma ordem de estruturação que contenha conteúdo introdutório, desenvolvimento e considerações - além de anexo, se necessário, e das referências bibliográficas;


Esta seção é exclusiva aos e às estudantes de graduação e graduados/as.



6. Resenhas

Serão publicadas resenhas escritas em português, inglês e espanhol de livros completos, publicados em quaisquer línguas, nos últimos 03 (três) anos;


Serão aceitas resenhas de graduadas/os, pós-graduandas/os, pós-graduadas/os e/ou especialistas em temas ou autoras/es de uma publicação definida;


O texto submetida para avaliação deverá suprimir a identificação direta da autoria. A versão final, contudo, deverá conter o nome completo da autoria abaixo do título do trabalho. Informações sobre filiação institucional, recebimento de bolsa e e-mail deverão ser adicionadas na forma de  uma nota da rodapé. Não serão aceitas coautorias em resenhas.


As resenhas devem ter o mínimo de 04 (quatro) e o máximo de 09 (nove) páginas;


 

7. Traduções

Serão publicadas traduções de artigos, ensaios e entrevistas relevantes ao debate sociológico e aos temas propostos anteriormente e indisponíveis em língua portuguesa;


A tradução deverá apresentar título, nome(s) das/os autora/es e das/os tradutora/es;


Devem ainda ser acompanhadas de cópia digitalizada do original utilizado na tradução, bem como da autorização digitalizada (da Editora e/ou da/o autora ou autor) para publicação. Caso seja de domínio público, deve ser informado no corpo da submissão;


A tradução deverá ter descrição das/os tradutoras/es deve ser incluída nas primeiras notas de rodapé da tradução, sendo uma nota para cada tradutora ou tradutor, com até 200 (duzentos) caracteres (incluindo espaços);


As traduções devem ter o mínimo de 06 (seis) e o máximo de 30 (trinta) páginas.



8. Entrevistas

Entrevistas deverão ter, no máximo, 35 (trinta e cinco) páginas - incluindo apresentação de até 400 (quatrocentas) palavras, notas e bibliografia. O texto deverá apresentar o nome do entrevistador/da entrevistadora e do entrevistado/da entrevistada. Solicitamos o documento de autorização do entrevistado/da entrevistada para a publicação do trabalho;


O título deverá conter até 200 (duzentos) caracteres e ser traduzido, obrigatoriamente, para o inglê;


9. Fala, graduand@

Serão aceitas as seguintes contribuições elaboradas por graduandas/os em Ciências Sociais e áreas afins:

  • Depoimentos ou relatos acerca de experiências como estudante;
  • Produções artísticas, tal como desenhos, charges, quadrinhos e etc.;
 
Será selecionado por edição um (1) problema teórico formulado por graduanda ou graduando. Cabe à Comissão Editorial Executiva decidir qual conteúdo será publicado;

O título deverá conter até 200 (duzentos) caracteres e ser traduzido, obrigatoriamente, para o inglês;

Para a edição seguinte à referida publicação, serão aceitas respostas ao problema posto e será publicada aquela que a Comissão Editorial Executiva julgar mais adequada.


10. Idiomas

Serão aceitos artigos preferencialmente em português brasileiro. (Casos excepcionais serão avaliados individualmente.)

 

 

11. Padrão das referências bibliográficas

As citações diretas de até 3 (três) linhas devem estar contidas entre aspas e as citações diretas com mais de três linhas devem ser destacadas do parágrafo, com recuo de 4 (quatro) cm de margem esquerda, fonte tamanho 10 (dez) e sem aspas.


As supressões devem ser indicadas por […] e as interpolações, acréscimos e comentários devem ser colocados entre colchetes. A indicação de citações será feita pelo sistema autor-data. Se houver grifo, deve-se indicar e autoria (grifo nosso / grifo do autor).

 

Exemplos:

a) um autor: Elias (1994), Elias (1994, p. 16), Elias (1994, p. 102, grifo nosso)


Obs.:quando colocadas entre parênteses, as chamadas pelo sobrenome do autor devem estar em letras maiúsculas. (ELIAS, 1994), (ELIAS, 1994, p.124-125);


b) dois autores:  Laval e Dardot (2016);


Obs.:quando colocadas entre parêntese, os sobrenomes dos autores devem estar separados por ponto-e-vírgula. (LAVAL; DARDOT, 2016, p. 240);


c) um autor e várias obras: (FONSECA, 1993, 1995, 2000);


d) diversas obras de diferentes autores: (BASTOS, 1979; CASTRO, 1976);


e) citação de citação: Schiller (1964 apud ARAÚJO, 1986, p. 175), (SCHILLER, 1964 apud ARAÚJO, 1986, p. 175)


Obs.: Quando existir coincidência de sobrenomes de autores, acrescentam-se as iniciais do prenome; se ainda assim houver coincidência, os pronomes são colocados por extenso. Se houver mais de um título do mesmo autor no mesmo ano, eles são diferenciados pelo acréscimo de letras minúsculas, em ordem alfabética, após a data.


As referências bibliográficas entram no final do artigo, em ordem alfabética, digitadas em espaço simples e separadas entre si por um espaço duplo e alinhadas apenas a esquerda. Seguem algumas orientações básicas:


Livro: SOBRENOME DA/O AUTORA/OR DA OBRA, Prenomes. Título da obra: subtítulo. Local de Publicação: Editora, ano de publicação.


Exemplo: FONSECA, Claudia. Família, fofoca e honra: etnografia de relações de gênero e violência em grupos populares. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2000.


Parte de livro: AUTOR da parte. Ano de publicação. Título da parte. Termo In: Autor da obra. Título da obra.Número da edição. Local de Publicação: Editor. Volume (se houver), páginas inicial-final da parte.


Exemplo: KONDER, Leandro. 2000. História dos intelectuais nos anos 50. In: FREITAS, Marcos Cezar (Org). Historiografia brasileira em perspectiva.3. ed. São Paulo: Contexto. p. 355-374.


Dissertações e teses:  SOBRENOME DO/A AUTOR/A, Prenomes. Título da obra: subtítulo. Ano de apresentação. Categoria (Grau e Área de Concentração) – Instituição, cidade, estado, país.


Exemplo: DINIZ, Carmen Simone G. Entre a técnica e os direitos humanos: possibilidades e limites da humanização da assistência ao parto. 2001. Tese (Doutorado em Medicina Preventiva) – Programa de Pós-Graduação em Medicina Preventiva, Faculdade de Medicina da USP, São Paulo, SP, Brasil.


Artigo de revista: AUTOR do artigo. Ano. Título do artigo. Título da Revista, Local de publicação, volume, fascículo, páginas inicial-final, período.


Exemplo: CHIAPPINI, Lígia. 1995. Do beco ao belo: dez teses sobre o regionalismo na literatura. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 8, n. 15, p. 153-159.

 


12. Direitos de imagem

Trabalhos que contenham imagens deverão preservar a identidade dos/as fotografados/as, cujos rostos ou partes do corpo reconhecíveis deverão estar desfocados ou não aparecer. Casos excepcionais serão discutidos individualmente.



13. Documentos

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".


  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.


  3. O texto está formatado conforme as normas da ABNT. Isto é, espaçamento de 1,5; fontes Times New Roman 12; margens: esquerda e superior de 3 cm, e direita e inferior de 2 cm; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos; as citações estão referenciadas; e as referências finais estão formatadas. 

     

  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.


 

Declaração de Direito Autoral

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