Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Sociologias Plurais é uma revista discente vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Paraná (PPGSOCIO/UFPR). Criada em 2012 e com publicações semestrais, a Revista é um veículo de divulgação e circulação de pesquisas provenientes de diversas universidades brasileiras.
A Sociologia Plurais possui um amplo escopo, aceitando trabalhos não apenas no campo da Sociologia, mas também de áreas correlatas, desde que estabeleçam, necessariamente, uma abordagem sociológica a seus objetos de pesquisa.
Em conformidade com essa pluralidade temática e teórica, a Revista aceita artigos inéditos, resenhas e entrevistas. Todos em português.
Em relação ao seu público-alvo, a Sociologia Plurais incentiva a colaboração de novas/os autoras/es e pesquisadoras/es, em especial estudantes de pós-graduação.
A submissão de trabalhos para a Revista Sociologias Plurais é isenta de quaisquer taxas autorais (Article Processing Charges).
Processo de Avaliação pelos Pares
A revista contará com pareceristas fixos e ad hoc. Os pareceristas poderão ser: pesquisadoras/es, especialistas, docentes, pós-graduandas/os ou pós-graduadas/os. 3.3. Cada artigo será examinado pela Comissão Editorial Executiva que, julgando-o adequado às normas editoriais da revista, o encaminhará para 2 (dois) pareceristas anônimos.
Os trabalhos serão, primeiramente, apreciados pela Comissão Editorial Executiva, que solicitará pareceres de Consultores fixos e/ou ad hoc, cujos nomes serão mantidos em sigilo. Para esses os artigos serão encaminhados sem identificação. As autoras ou atores serão notificados da aceitação ou recusa de seus artigos. Quando forem indicadas modificações substanciais, a/o autora ou ator será notificado e poderá realizá-las, devolvendo o trabalho reformulado no prazo estipulado pela Comissão.
Os/as autores/as serão informados com até 35 (trinta e cinco) dias de antecedência da publicação do número sobre aprovação ou não do trabalho. Em caso de necessidade de mudanças, os/as autores/as serão notificados tendo até 28 (vinte e oito) dias para efetuar as mudanças. Caso as/os autoras/es não devolvam indicando correções, o texto passará por uma nova apreciação da Comissão, na qual será decidida então a publicação ou não do texto acima referido.
A decisão final acerca da publicação ou não do trabalho será sempre da Comissão Editorial Executiva.
Periodicidade
A publicação da revista será semestral, com publicações em julho e janeiro.
Política de Acesso Livre
A Sociologia Plurais oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo. A revista será confeccionada e distribuída em formato digital. O conteúdo de todas as edições, bem como as informações referentes à Comissão Editorial Executiva, será disponibilizado livremente na plataforma.
Fontes de indexação

Sponsors
- Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal do Paraná
- CAPES
- Universidade Federal do Paraná
- Setor de Ciências Humanas UFPR
Histórico do periódico
A Sociologias Plurais, revista discente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPR, foi fundada em 2012 por estudantes do PGSOCIO. Esteve ativa e com circulação regular até 2015, quando foi temporariamente desativada. Em 2018, foi reativada por novo grupo de alunas e alunos do Programa; manteve-se o nome da revista, suas diretrizes e identidade, bem como parte de seu corpo editorial.

