“Água enquanto...”: estudo das múltiplas performances da água no contexto de escassez hídrica do Distrito Federal
DOI:
https://doi.org/10.5380/sclplr.v7i1.79170Keywords:
Água, escassez hídrica, performance, teoria ator-rede, pós-TARAbstract
O propósito deste estudo é inserir a questão hídrica e suas performances nos debates das Ciências Sociais, a partir de sua entrada nos Estudos Sociais de Ciência e Tecnologia (ESCT), tomando como principal eixo teórico as contribuições dos autores e autoras da Pós-Teoria Ator-Rede (Pós-TAR). Buscou-se mapear como as diferentes performances discursivas da água, em torno do recente contexto de escassez hídrica pelo qual o Distrito Federal passou, entre os anos de 2016 e 2018, se distinguiram, quais atores e atoras estiveram envolvidos nessa rede e de quais maneiras essas distinções estão presentes em seus discursos. O objetivo do presente estudo é analisar a arena do conflito hídrico, mobilizado pelo contexto de escassez, como um local de performatização de atores não humanos no mundo social. Conduzidas as análises de conteúdo dos múltiplos atores e atoras sobre a questão, se buscou observar nessas performances discursivas os modos de coordenação e descoordenação que permitem a performatização da água enquanto parte de múltiplas realidades.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Attribution-Non Commercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
You are free to:
Share— copy and redistribute the material in any medium or format and
Adapt— remix, transform, and build upon the material.
Under the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
Non Commercial — You may not use the material for commercial purposes.
No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.