Inculcar a seriedade mediante a alegria: um estudo das comemorações escolares no campo educacional (finais do século XIX e início do XX)

Autores/as

  • Renata Marcílio Cândido Departamento de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo http://orcid.org/0000-0002-8032-881X
  • Denice Barbara Catani Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP

DOI:

https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i3.51579

Palabras clave:

Festas, Campo educacional, História da educação.

Resumen

O artigo pretende analisar a construção do objeto festas no campo educacional, especialmente da história da educação, em sua multiplicidade de configurações, atentando não somente para a genealogia do evento no contexto escolar e a maneira pela qual o mesmo participou da organização de uma cultura própria da escola, mas também para as suas contribuições no processo de consolidação do campo em um contexto de organização do sistema público e estatal de ensino do Estado de São Paulo. A análise do evento beneficia-se de fontes como os periódicos educacionais da época (final do século XIX e início do XX) e da legislação de ensino. Opta-se por descrever aqui a articulação entre os festejos e os projetos formadores dominantes nas escolas, suas relações com outras áreas do saber e suas contribuições para o delineamento de questões de ensino.

Instilling seriousness through joy: an essay about school celebrations on the educational field (late nineteenth and early twentieth-century). This article intends to analyse the construction of the object school celebrations on the educational field, especially the educational history, regarding its multiplicity of configurations. Thus, not only is this work aimed to focus on the event genealogy in school context, and its participation in the organization of a school culture, but also on its contributions to the field consolidation process in an organizational context of the state public teaching system of São Paulo. The analysis of the event in the educational field benefit from studies sources such as late nineteenth- and early twentieth-century educational journals and education legislation as well. Seeing that, it is opted to describe the articulation between festivities and educational projects in particular which are dominant at schools, their relations with other knowledge areas, and also their contributions to framing teaching issues. Keywords: Celebrations; Educational field; History education.

Biografía del autor/a

Renata Marcílio Cândido, Departamento de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (2003), Mestrado em Educação (2007) de Doutorado em Educação (2012) pela mesma universidade. Atualmente é docente da Universidade Federal de São Paulo, responsável pela unidade curricular "Teorias Pedagógicas - enfoque sócio-histórico" e "Residência Pedagógica" para o curso de Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação e Tópicos Específicos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, cultura escolar, avaliação, festas escolares, práticas da vida escolar e uso dos uniforme

Denice Barbara Catani, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP

Professora titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo onde fez sua formação (graduação em Pedagogia, mestrado, doutorado e livre docência). Pesquisa temas ligados à História da Educação e Profissão Docente e Formação de Professores. Exerceu os cargos de Chefe do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP.

Publicado

2017-08-27

Cómo citar

Cândido, R. M., & Catani, D. B. (2017). Inculcar a seriedade mediante a alegria: um estudo das comemorações escolares no campo educacional (finais do século XIX e início do XX). Revista De História E Historiografia Da Educação, 1(3), p. 30–52. https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i3.51579

Número

Sección

Fluxo Contínuo