Brasil
Simplifique!
Comunica BR
Participe
Acesso à informação
Legislação
Canais
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o
VLibras
Biblioteca Digital
de Periódicos
da Universidade Federal do Paraná
Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
ANPUH
Buscar
Periódicos UFPR
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 3 n. 7 (2019)
v. 3 n. 7 (2019)
Dossiê - Cultura e educação na América Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.5380/rhhe.v3i7
Publicado:
2020-06-12
Expediente / Initials pages
DOI:
https://doi.org/10.5380/rhhe.v3i7.66164
Revista de História e Historiografia da Educação
p. 1-2
PDF
Editorial
DOI:
https://doi.org/10.5380/rhhe.v3i7.66165
Cláudio de Sá Machado Jr., Evelyn de Almeida Orlando
p. 3-4
PDF
Dossiê Temático
Apresentação do dossiê “Cultura e educação na América Portuguesa" / Presentation of the dossier "Culture and education in Portuguese America"
DOI:
https://doi.org/10.5380/rhhe.v3i7.66151
Ana Cristina Pereira Lage
p. 5-8
PDF
Documento, interpretação e representação: os anos iniciais da Casa de Oração do Vale de Lágrimas, Vila de Minas Novas, 1754 / Document, interpretation and representation: the initial years of the Casa de Oração do Vale de Lágrimas, Vila de Minas Novas, 1754
DOI:
https://doi.org/10.5380/rhhe.v3i7.66152
Ana Cristina Pereira Lage
p. 9-28
PDF
A crítica a “tudo quanto apresenta um caráter de fabuloso” nas memórias de Alexandre Rodrigues Ferreira redigidas na viagem filosófica (1783-1792) / The critique of “all that presents a character of fabulous” in the memoirs of Alexandre Rodrigues Ferreira written in the philosophical journey (1783-1792)
DOI:
https://doi.org/10.5380/rhhe.v3i7.66153
Breno Ferraz Leal Ferreira
p. 29-48
PDF
Política, instrução pública e civilização: um exercício de pesquisa a partir dos relatórios dos presidentes da província de Minas Gerais / Politics, public instruction and civilization: a research practice from the raports of Minas Gerais province presidents
DOI:
https://doi.org/10.5380/rhhe.v3i7.66154
Danilo Araújo Moreira
p. 49-72
PDF
O perfeito pedagogo: análise de um manual pedagógico português que ensinava regras de civilidade e de urbanidade cristã (Portugal, século XVIII) / The perfect pedagogue: analysus of a portuguese pedagogical manual that teaters rules of civility and christian urbanity (Portugal, 18TH Century)
DOI:
https://doi.org/10.5380/rhhe.v3i7.66155
Fernando Cezar Ripe
p. 73-107
PDF
Educação em oração: os processos educativos não escolares na Vila Real de Nossa Senhora da Conceição de Sabará - Século XVIII e XIX / Education in prayer: non-scholar educational processes in Vila Real de Nossa Senhora da Conceição de Sabará - XVIIIth AND XIXth Centuries
DOI:
https://doi.org/10.5380/rhhe.v3i7.66156
Leandro Gonçalves de Rezende
p. 108-133
PDF
Entre livres e cativos: aprendizagem de ofício mecânico na Vila Real do Sabará (1735-1829) / Between free and slaves: the learning of artesanal in Vila Real do Sabará (1735-1829)
DOI:
https://doi.org/10.5380/rhhe.v3i7.66157
Ludmila Machado Pereira de Oliveira Torres
p. 134-160
PDF
Educação e Filosofia Moral na obra do padre Teodoro de Almeida (1722-1804) / Education and Moral Philosophy in the work of priest Teodoro de Almeida (1722-1804)
DOI:
https://doi.org/10.5380/rhhe.v3i7.66159
Patrícia Govaski
p. 161-181
PDF
Práticas educativas das elites coloniais da Capitania de Minas Gerais, século XVIII. Desafios metodológicos / Educational practices of the colonial elites of the capitania de Minas Gerais, 18th Century. Methodological challenges
DOI:
https://doi.org/10.5380/rhhe.v3i7.66160
Talítha Maria Brandão Gorgulho
p. 182-204
PDF
A devoção mercedária e o associativismo leigo no setecentos mineiro / The "Nossa Senhora das Mercês" devotion and the lay associationism on the XVIII Century at Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.5380/rhhe.v3i7.66161
Vanessa Cerqueira Teixeira
p. 205-230
PDF
Fluxo Contínuo
Os estudos sobre infância na Pós-Graduação em Educação no Brasil de 1987 a 2005: questões históricas e metodológicas / The studies on childhood in Postgraduate in Education in Brazil, 1987-2005: historical and methodological questions
DOI:
https://doi.org/10.5380/rhhe.v3i7.61050
Adão Aparecido Molina
p. 231-262
PDF
Palavras-chave
carta
conselho de intendência do serro
república brasileira
primitivo moacyr
gender relations
daily press
fotografias
espiritismo
spiritism
policy
mozambique
século xviii
infâncias
cartas infantis
instrução
Idioma
Deutsch
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Brasil)
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Free cookie consent management tool by
TermsFeed