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O Colégio Estadual Mário de Andrade: da criação à consolidação como intituição pública de ensino secundário em Francisco Beltrão-PR (1964–1982) / The State College Mário de Andrade: from creation to consolidation as a public institution os secondary education in Francisco Beltrão-PR (1964–1982)

Alisson Fernando Severgnini, André Paulo Castanha

Resumo


O presente texto apresenta resultados de uma pesquisa em nível de Mestrado. A pesquisa efetivou-se por meio de fontes bibliográficas, documentais e de entrevistas com ex-professores e ex-diretores da instituição. As entrevistas foram realizadas com base na metodologia da História Oral. A pesquisa se insere dentro da História das Instituições Escolares e adotou uma perspectiva dialética para compreender a história e o papel do Colégio Estadual Mário de Andrade – CEMA, dentro do cenário de desenvolvimento do município de Francisco Beltrão e região no período de 1964 e 1982. A partir da instalação da Colônia Agrícola Nacional General Osório – CANGO, em 1948, e da regularização da posse da terra, efetivada pelo Grupo Executivo para as Terras do Sudoeste do Paraná – GETSOP, entre 1962 e 1974, Francisco Beltrão teve um desenvolvimento acelerado. O crescimento populacional possibilitou o desenvolvimento econômico, social e urbano levando a necessidade da implantação de níveis de ensino mais avançados. O CEMA se tornou referência por ser a primeira instituição pública a oferecer o ensino de nível secundário de formação geral e, posteriormente, ao atender a demanda de ensino técnico profissionalizante. Durante muito tempo, foi a única instituição pública a oferecer o ensino de nível médio, tendo contribuído, portanto, para a formação propedêutica e profissional de muitos cidadãos de Francisco Beltrão.

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This text presents the results of research at the Master's level. A research was carried out through bibliographic sources, documents and interviews with former professors and former directors of the institution. The interviews were conducted based on the Oral History methodology. A research carried out within the History of School Institutions and adopted a dialectical perspective to understand the history and role of the Mário de Andrade High State College- CEMA, within the development scenario of the municipality of Francisco Beltrão and region in the period of 1964 and 1982. Since the installation of the National Agricultural Colony Osório General - CANGO, in 1948, and the regularization of land tenure, carried out by the Executive Group for Lands of the Southwest of Paraná - GETSOP, between 1962 and 1974, Francisco Beltrão had an accelerated development. Population growth has enabled economic, social and urban development, leading to the need to implement more advanced levels of education. CEMA became a reference for the first public institution to offer secondary education for general training and, later, to meet the demand for professional technical education. For a long time, it was the only public institution to offer secondary education, thus contributing to the propaedeutic and professional training of many citizens of Francisco Beltrão.


Palavras-chave


Educação Secundária; Educação Pública; Sudoeste do Paraná; Desenvolvimento Regional / Secondary Education; Public education; Southwest of Paraná; Regional development

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rhhe.v4i10.74095

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