Um estudo do currículo de História da Escola Normal da Corte (1880-1889) / A study of the curriculum of History at the Escola Normal da Corte (1880-1889)
DOI:
https://doi.org/10.5380/rhhe.v4i10.72740Palavras-chave:
História da Educação, Ensino de História, Currículo, Formação Docente / History of Education, History teaching, Curriculum, Teacher trainingResumo
Este trabalho tem como intuito discutir a consolidação da disciplina História na formação de professores, no século XIX, sobretudo na Escola Normal da Corte. Ressaltando a importância da divulgação dos ideais nacionalistas para todos os setores da população, a análise da documentação referente à época e à escola se mostra de maneira extremamente relevante para que compreendamos a trajetória da história do ensino de História. Considerando as discussões de vários campos de estudo como: currículo, formação e história da educação, nos utilizamos de autores (BITTENCOURT, 1992/93. GOODSON,1997. LOPES, 2007, 2010, 2012. NÓVOA, 1991, 1992, 1999. UEKANE, 2004, 2008. Dentre outros).
***
This work has as objective to discuss the consolidation of History discipline in teacher training, in the 19th century, especially in the Escola Normal da Corte. Emphasizing the importance of dissemination of nationalist ideals for all sectors of the population, the analysis of the documentation concerning the time and school shows extremely relevant to what we understand the trajectory of history of history teaching. Considering the discussions of various fields of study such as: curriculum, training and history of education in the use of authors (1992/93 BITTENCOURT. GOODSON .1997. LOPES, 2007, 2010, 2012. NÓVOA, 1991, 1992, 1999. UEKANE, 2004, 2008. Among others).