Cometendo os erros do passado: a experiência do Holocausto no aprendizado escolar / Making the mistakes of the past: the Holocaust experience in school learning

Autores

  • Gustavo Feital Monteiro

DOI:

https://doi.org/10.5380/rhhe.v2i6.62331

Palavras-chave:

Nazismo, Ensino, Holocausto, Livro didático / Nazism, Teaching, Holocaust, Textbook

Resumo

Através do estudo de livros escritos por vítimas do nazismo, este artigo procura propor uma abordagem do Holocausto no ensino escolar que seja aprofundada nos efeitos sociais do antissemitismo, como a violência, o preconceito e o racismo vividos pelos judeus europeus em seu cotidiano. O objetivo desta atividade seria tornar o ensino de história mais voltado aos problemas do contexto social atual ao abordar o sofrimento de indivíduos reais do passado, diversificando a didática e acrescentando ao conhecimento dos fatos políticos já ensinado.

* * *

The article analyzes the use of Holocaust literature in school teaching of the history course. Through the study of books produced by victims of Nazism, it seeks to make an approach to the past that is sensitive to current social problems, such as violence, prejudice and racism. The purpose of this activity would be to make history teaching more focused on the problems of the current social context by addressing the suffering of real individuals, diversifying the teaching practice and adding to the knowledge of the political facts already taught.

Downloads

Publicado

2019-05-08

Como Citar

Monteiro, G. F. (2019). Cometendo os erros do passado: a experiência do Holocausto no aprendizado escolar / Making the mistakes of the past: the Holocaust experience in school learning. Revista De História E Historiografia Da Educação, 2(6), p. 107–129. https://doi.org/10.5380/rhhe.v2i6.62331

Edição

Seção

Fluxo Contínuo