A escola invade as ruas: passeatas cívicas dos grupos escolares sergipanos. Civismo e patriotismo no espaço urbano

Autores

  • Degenal de Jesus da Silva Colégio Estadual Marquês de Abrantes

DOI:

https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i1.46371

Palavras-chave:

Festas Cívicas, Primeira República, Representações

Resumo

Este artigo apresenta a pesquisa sobre as festas cívicas realizadas nas ruas de Sergipe, entre 1923 e 1930. Nesse intervalo temporal, aconteceu algo inusitado, e os historiadores sergipanos não se debruçaram a estudar: o declínio das comemorações republicanas nas ruas. Este estudo ganha relevância, principalmente, porque se sucedeu no governo de Graccho Cardoso a presidente do estado, considerado pela historiografia sergipana como um governante desenvolvimentista, especialmente, na área da educação. Assim, o objetivo é examinar o percurso das festividades, tentando perceber os indícios deixados nas fontes sobre as formas de participação de indivíduos e instituições envolvidos nesses momentos de celebração; e, as representações utilizadas naquele momento histórico. Para tanto, utilizamos diversos documentos para que pudéssemos cruzar as informações, com o intuito de podermos lançar um novo olhar sobre esse período. Dessa forma, utilizamos os conceitos de Representações, de Roger Chartier; de indivíduos, de Norbert Elias; e do paradigma indiciário, de Carlo Ginzburg.

The school invade streets: parades civic of the sergipeans groups school. Civility and patriotism in urban space. Article search civic parties in Sergipe held in the streets, between 1923-1930. In this time interval, there was something unusual, and that the Sergipeans historians pored studying: the decline of republican celebrations in the streets. This study becomes relevant, especially because this fact began under President Cardoso Graccho the President of the State, considered by sergipana historiography as a developmentalist - and especially in education. The objective is to examine the course of the festivities, trying to understand the clues left in the sources of the forms of participation; individuals and institutions involved in these moments of celebration; and the representations used in that historic moment. Therefore, we use various documents so that we could cross the information, In order that we can launch a new look at this period. Thus, we used the concepts: Representations of Roger Chartier; individuals of Norbert Elias and the indiciary paradigm of Carlo Ginzburg. Keywords: Civic Parties; First Republic; Representations.

Biografia do Autor

Degenal de Jesus da Silva, Colégio Estadual Marquês de Abrantes

Graduado em História (FJAV); especialização em História do Brasil(PIO DÉCIMO); e mestrado em História (UFS). Faz parte do Grupo de Pesquisa em História da Educação: intelectuais, instituições e práticas escolares - (UFS). É professor do ensino médio da rede estadual da Bahia. Ensina as disciplinas de História e Sociologia.

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Publicado

2017-01-01

Como Citar

Silva, D. de J. da. (2017). A escola invade as ruas: passeatas cívicas dos grupos escolares sergipanos. Civismo e patriotismo no espaço urbano. Revista De História E Historiografia Da Educação, 1(1), p. 229–240. https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i1.46371

Edição

Seção

Fluxo Contínuo