Entre história e memória: olhares de ex-alunos sobre o cotidiano escolar no Grupo Escolar e Ginásio Estadual - Cáceres/MT
DOI:
https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i1.45861Palavras-chave:
Memória, História da Educação, Cotidiano EscolarResumo
As escolas também guardam memórias, sendo, portanto, espaços nos quais se tecem parte da memória social de uma determinada cidade. O conhecimento do universo escolar possibilita compreender as instituições escolares para além de sua finalidade específica (a de ensinar), mas percebê-las como territórios de lenta aprendizagem do mundo exterior. Considerando que as memórias se apresentam como ricas fontes documentais, nas quais expressam sentidos e acontecimentos que não estão registrados nos documentos escritos, dessa maneira, os relatos orais foram tomados aqui como fontes para se pensar o cotidiano escolar do Grupo Escolar Esperidião Marques e Ginásio Onze de Março, na cidade de Cáceres/MT, na primeira metade do século XX, levando em consideração todas as peculiaridades envoltas no processo de rememoração. O movimento se deu na busca de pensar o cotidiano e o processo escolar a partir dos olhares de ex-alunos, apontando a relevância da memória como fonte para pesquisa em história da educação.
Between History and memory: a former students view about the school routine in the School Group and State Middle School – Cáceres/MT. The schools also hold memories, becoming a place where the social memories of a particular city are weaved. The knowledge of the school universe allows understanding the educational institution beyond it specifics purpose (to teach) perceiving them as territories slowly learning the outside world. Whereas the memories present themselves as rich documentary sources that express meaning an events that are not recorded in written documents. In this way, the oral accounts are taken as a source to thinking the school routine in the School Group Esperidião Marques and Middle School Onze de Março of Cáceres/MT in the second half of the twentieth century, taking into account all the peculiarities wrapped in the remembrance process. The movement occurred in the search of thinking the day-routine and the school process from the former students, pointing the relevance of the memory as a research source in history of education. Keywords: Memory; History of Education; School Routine.