Entre história e memória: olhares de ex-alunos sobre o cotidiano escolar no Grupo Escolar e Ginásio Estadual - Cáceres/MT

Autores

  • Alexandra Lima da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Giuslane Francisca da Silva Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i1.45861

Palavras-chave:

Memória, História da Educação, Cotidiano Escolar

Resumo

As escolas também guardam memórias, sendo, portanto, espaços nos quais se tecem parte da memória social de uma determinada cidade. O conhecimento do universo escolar possibilita compreender as instituições escolares para além de sua finalidade específica (a de ensinar), mas percebê-las como territórios de lenta aprendizagem do mundo exterior. Considerando que as memórias se apresentam como ricas fontes documentais, nas quais expressam sentidos e acontecimentos que não estão registrados nos documentos escritos, dessa maneira, os relatos orais foram tomados aqui como fontes para se pensar o cotidiano escolar do Grupo Escolar Esperidião Marques e Ginásio Onze de Março, na cidade de Cáceres/MT, na primeira metade do século XX, levando em consideração todas as peculiaridades envoltas no processo de rememoração. O movimento se deu na busca de pensar o cotidiano e o processo escolar a partir dos olhares de ex-alunos, apontando a relevância da memória como fonte para pesquisa em história da educação.

Between History and memory: a former students view about the school routine in the School Group and State Middle School – Cáceres/MT. The schools also hold memories, becoming a place where the social memories of a particular city are weaved.  The knowledge of the school universe allows understanding the educational institution beyond it specifics purpose (to teach) perceiving them as territories slowly learning the outside world. Whereas the memories present themselves as rich documentary sources that express meaning an events that are not recorded in written documents. In this way, the oral accounts are taken as a source to thinking the school routine in the School Group Esperidião Marques and Middle School Onze de Março of Cáceres/MT in the second half of the twentieth century, taking into account all the peculiarities wrapped in the remembrance process. The movement occurred in the search of thinking the day-routine and the school process from the former students, pointing the relevance of the memory as a research source in history of education. Keywords: Memory; History of Education; School Routine.

Biografia do Autor

Alexandra Lima da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Bacharel, licenciada e mestre em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).  Professora adjunta da Faculdade de Educação da UERJ, Campus Maracanã e professora no ProPed/UERJ.

Giuslane Francisca da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestranda em História pela Universidade Federal de Mato Grosso

Downloads

Publicado

2017-01-01

Como Citar

Silva, A. L. da, & Silva, G. F. da. (2017). Entre história e memória: olhares de ex-alunos sobre o cotidiano escolar no Grupo Escolar e Ginásio Estadual - Cáceres/MT. Revista De História E Historiografia Da Educação, 1(1), p. 156–173. https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i1.45861

Edição

Seção

Fluxo Contínuo